O ítalo-brasileiro Thiago Motta, ex-treinador do Genoa, Spezia e, por último, Bologna, é o novo técnico da gigante Juventus de Turim. O treinador de 41 anos conseguiu, nesta temporada, classificar o Bologna para a Champions League, feito impressionante tendo em vista que a equipe não se classificava para competições europeias há 59 anos.
O profissional começou sua carreira cedo na Europa, já como jogador aos 17 anos, pelo Barcelona. Após se destacar pela Juventus da Mooca, jogou pelo Blaugrana e, em seguida, uma temporada pelo Atlético de Madrid. No futebol italiano, chegou em 2008 quando vestiu a camisa do Genoa. Muito bem, foi contratado pela Inter de Milão. Em 2009/2010, conquistou a Champions pela equipe italiana sob comando de José Mourinho. Permaneceu até 2012, quando se transferiu para o PSG, onde ficou até sua aposentadoria em 2016.
Agora, como treinador, Thiago Motta chega a um clube gigante com um grande desafio: colocar a Vecchia Signora no caminho dos títulos após uma temporada abaixo do esperado. O contrato do brasileiro com o gigante de Turim é válido até o fim de 2027.