Essa semana, que se encerra no sábado, foi totalmente positiva para os brasileiros na Taça Libertadores da América. Nos sete jogos disputados, não houve qualquer derrota para os representantes do futebol canarinho. Foram cinco vitórias, quatro delas com goleadas, além de dois empates.
A festa verde-amarela começou na terça-feira com os 5 a 0 do Santos, que vinha de duas derrotas para Barcelona, de Guayaquil, e Boca Juniors, sobre o fraco The Strongest, da Bolívia. A situação do Peixe, porém, segue complicada. Em terceiro lugar no Grupo C, a agora equipe dirigida pelo técnico Fernando Diniz necessita de mais duas vitórias, a começar da próxima terça-feira, às 19h15min (de Brasília), na Vila Belmiro, contra o Boca Juniors, para evitar uma eliminação precoce do torneio.
Também na terça, mais três brasileiros foram a campo. No Mineirão, comandados por Hulk, autor de dois gols e passe para o terceiro, o Atlético-MG não tomou conhecimento do Cerro Porteño e aplicou 4 a 0 no time paraguaio. Líder do Grupo H com sete pontos, o Galo, pela quarta rodada, na quinta que vem, às 21 horas (de Brasília), encara, fora de casa, o América de Cali.
Outra vitória contundente veio na Argentina. Mesmo tomando alguns sustos, o Palmeiras se aproveitou dos 15 desfalques do adversário por conta da Covid-19 e fez 2 a 1 em cima do Defensa Y Justicia, seu algoz na última Recopa Sul-Americana. Atual campeão do certame e primeiro colocado do Grupo A com nove pontos, o Verdão, na próxima terça-feira, às 21h30min (de Brasília), visita o Independente Del Valle em Quito, no Equador.
Falando da capital equatoriana, o Flamengo garantiu, por lá, mais três pontos e se firmou na liderança do Grupo G. Após um primeiro tempo perfeito, quando chegou a abrir 2 a 0, o time carioca permitiu a reação da LDU, que chegou a empatar o jogo, mas, em pênalti claríssimo, superou a altitude e voltou para o Rio de Janeiro com 3 a 2 na bagagem. No topo da tabela de classificação com 100% de aproveitamento, o Rubro-Negro, na terça-feira, às 21h30min (de Brasília), tem novo compromisso fora de casa. No Chile, mede forças contra o Union La Calera.
Para completar o giro de vitórias, um show no Beira-Rio. Em uma atuação de gala, o Internacional levou o Olímpia a retornar a Assuncion, no Paraguai, com uma derrota acachapante por 6 a 1. Líder do Grupo B, o Colorado, na terça-feira, às 19h15min (de Brasília), vai até Tachira, na Venezuela, para tentar vencer o Deportivo local.
São Paulo e Fluminense foram os únicos a não deixarem os gramados com os três pontos. As torcidas dos dois tricolores, porém, não tem o que reclamar. Na quarta, o time do Morumbi foi até o estádio El Cilindro, em Avellaneda, na Argentina, e, mesmo tendo um jogador expulso, arrancou um 0 a 0 diante do Racing. Em primeiro lugar do Grupo E (sete pontos), os paulistas, na quarta, às 19 horas (de Brasília), visita o Rentistas, do Uruguai.
Para encerrar, o Flu, depois de uma epopeia ao ser obrigado a fazer duas viagens em dois dias seguidos (do Rio para Barranquilla, na Colômbia, e, de lá, para Guayaquil, no Equador), ficou no 1 a 1 contra o Junior Barranquilla, em partida realizada no Estádio Monumental de Guayaquil. Com o mesmo número de pontos que o River Plate, mas sendo líder pelo fato ter marcado mais gols (quatro contra três), a equipe das Laranjeiras, na quarta que vem, às 21 horas (de Brasília), recebe, no Maracanã, o Independente Santa Fé, da Colômbia.