Após o rebaixamento, o Ceará definiu rapidamente o substituto de Léo Condé. O clube anunciou, nesta sexta-feira (12), a contratação de Mozart, campeão da Série B pelo Coritiba em 2025. A princípio, a diretoria tratava a renovação de Condé como prioridade, porém o treinador optou por seguir novos caminhos. Assim, Mozart se tornou o plano A e teve o acordo fechado de maneira imediata.
+Leia mais: Ancelotti acerta renovação com a CBF
Além disso, o técnico chega ao Vozão com a missão de conquistar seu terceiro acesso seguido à Série A, feito que seria inédito para um treinador no futebol brasileiro. Analogamente ao que fez com Mirassol, em 2024, e Coritiba, em 2025, ele tentará repetir o desempenho agora no Nordeste.
De acordo com apuração da reportagem, Mozart é aguardado em Fortaleza já neste fim de semana para assinar contrato. Em seguida, ele deve participar da reapresentação do elenco, marcada para 26 de dezembro. Em 2026, o clube terá um calendário intenso, com disputas da Série B, do Campeonato Cearense, da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil.
Perfil do treinador
Atualmente, Mozart acumula passagens por CSA, Chapecoense, Cruzeiro, Guarani e Atlético-GO, além do trabalho de destaque no Mirassol, onde conquistou o acesso à elite em 2024. Em seguida, assumiu o Coritiba, conduziu o time ao título da Série B em 2025 e fez a melhor defesa da competição. Contudo, as negociações para a renovação não avançaram por questões financeiras, o que resultou em sua saída em 28 de novembro.
Mozart é um treinador de DNA defensivo que combina com o que o Ceará apresentou em 2025. Seu Coritiba campeão da Série B ostentou a melhor defesa da competição, com apenas 23 gols sofridos em 38 partidas, mas o ataque deixou a desejar, 39 gols fizeram do Coxa o quinto pior ataque da divisão.
Em 2024, seu Mirassol promovido teve trajetória similar, apenas 26 gols contra, mas apenas 42 gols feitos. O Ceará que caiu em 2025 sofreu só 40 gols, apenas abaixo do G6 do Campeonato Brasileiro, mas o ataque foi o segundo pior da competição, acima somente do Sport, com 34 gols.
Caminho até o Ceará
Anteriormente, o técnico esteve muito próximo de renovar com o Coritiba. Contudo, as tratativas esfriaram justamente quando a diretoria cearense intensificou o interesse. Dessa forma, o martelo foi batido nesta sexta-feira. Ou seja, Mozart volta à Segundona para tentar mais um acesso consecutivo.
Segundo a diretoria alvinegra, o acesso será o grande objetivo da temporada. Assim, o clube buscou alguém experiente, vencedor e capaz de conduzir o planejamento com segurança e regularidade.
Por fim, Mozart assume o Ceará motivado por mais um desafio em sua trajetória. Como resultado, o Alvinegro inicia 2026 com um técnico especialista na Série B e com a expectativa de retornar à elite nacional.
Siga o Sintonia Esportiva no Instagram! @SintoniaEsportiva



