Confirmando o favoritismo, o Fluminense conquistou, na tarde deste sábado, de forma antecipada, a Taça Guanabara. Jogando no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Tricolor não tomou conhecimento e, pela penúltima rodada do turno classificatório do Campeonato Carioca, goleou o Resende por 4 a 0.
No próximo final de semana, em dia, local e horário a serem confirmados pela Federação do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), o Flu, que, no momento, soma 27 pontos, encara, fora de casa, o Boavista. Antes, na quarta, às 21h30min (de Brasília), recebe, no Nilton Santos, o Olimpia-PAR no jogo de ida da terceira fase da Taça Libertadores da América.
Já o Resende, quinto colocado com 12 pontos, mas sem chances de chegar às semifinais do Estadual, vai a São Januário para medir forças contra o Vasco.
O JOGO
O Fluminense começou a construir o resultado logo no primeiro minuto de partida. Aproveitando saída errada da defesa do Resende, Nonato serviu German Cano. O camisa 14 invadiu na área e, na saída do goleiro Jefferson Luís, tocou para John Árias, com o gol vazio, balançar as redes.
Aos cinco, Árias foi lançado em profundidade. O colombiano driblou o arqueiro do Resende, quase sofreu pênalti, reequlibrou-se e, dessa vez, atuou como garçom, tocando para Martinelli fazer o segundo.
Apesar da vantagem no placar, o Fluminense seguiu atacando. Até que, aos 38, depois de uma troca de passes, ganso deu passe para Nonato. O camisa 8 entrou pela direita e chutou. A bola tocou na zaga antes de entrar: 3 a 0.
Veio a segunda etapa e, aos 13 minutos, Martinelli tocou em profundidade para Samuel Xavier. O lateral-direito ganhou na velocidade do zagueiro adversário e cruzou. Cano errou a conclusão, mas, para sorte do centroavante tricolor, a bola bateu em Heitor e foi para no fundo das redes de Jefferson. Era o quarto do Fluminense.
Com o placar dilatado e a vitória garantida, os comandados de Abel Braga diminuiram o ritmo, permitindo algumas chegadas do Resende. O Gigante do Vale, porém, não criou grandes ameaças a Marcos Felipe; Sua única boa chance foi aos 37 minutos, quando, em conclusão de Jeffinho, carimbou o poste direito do goleiro da equipe das Laranjeiras.
Após o apito final, o clima de festa predominou no Raulino de Oliveira. Nas arquibancadas, os mais de seis mil presentes entoavam o grito de “é campeão” com todo o orgulho. No gramado, com a presença de Fred, que segue se recuperando de uma lesão muscular, os jogadores recebiam o troféu de mais uma Taça Guanabara conquistada pelo Fluminense.