Passado o Campeonato Brasileiro e aguardando o segundo jogo da final da Copa do Brasil entre Palmeiras e Grêmio no domingo, em São Paulo, quando saberá se estará ou não na fase de grupos da Taça Libertadores da América, o Fluminense volta as suas atenções para a sua estreia no Campeonato Carioca de 2021. Na quinta-feira, o Tricolor enfrentará o Resende, que, mesmo sendo mandante, levou a partida para o Maracanã, estádio usado como casa da equipe das Laranjeiras ao longo da temporada.
Outra curiosidade desse confronto é a mudança de horário. Anteriormente marcado para as 18 horas (de Brasília), o jogo, a pedido da TV, foi remarcado e a bola rolará a partir das 21 horas (de Brasília).
Como o elenco principal se reapresentou apenas na última segunda-feira, o Flu iniciará a sua participação no Estadual com o grupo mesclado por atletas do Sub-23 e alguns poucos do time principal. Nem o técnico Roger Machado, anunciado no sábado e que já trabalha com o grupo, estará presente no banco de reservas. Nesse início de competição, Ailton Ferraz será o comandante da equipe das Laranjeiras.
Com 31 títulos, o Fluminense é o segundo maior vencedor da história do Campeonato Carioca. No ano passado, chegou à final, mas perdeu para o atual bicampeão Flamengo.