O Sport anunciou na tarde desta quarta-feira (08) a contratação do atacante português Gonçalo Paciência. O atleta rescindiu com o Sanfrecce Hiroshima, do Japão, para assinar vínculo com o clube de Recife até Dezembro de 2025.
Gonçalo Paciência, centroavante de 30 anos, defendeu por último o clube japonês em 2024, onde disputou 13 partidas e marcou quatro gols. Formado nas categorias de base do Porto, Paciência passou por clubes como Rio Ave e Vitória de Setubal, em Portugal, Celta de Vigo-ESP, Olympiacos-GRE, além de Schalke 04, Bochum e Frankfurt, na Alemanha, onde mais se destacou.
Pela seleção de Portugal, surgiu com destaque nas Olimpíadas de 2016, onde marcou três gols em quatro jogos. Também atuou em eliminatórias para a Eurocopa, em 2019. Em três jogos pelo torneio classificatório, chegou a marcar um dos gols da goleada lusa (6 a 0) contra a Lituânia, em partida que Cristiano Ronaldo anotou hat-trick.
Gonçalo é a segunda contratação rubro-negra para 2025 e chegou ao CT do clube na última sexta (03) para realizar exames médicos e avaliações físicas. Antes dele, o Sport anunciou ainda no ano passado o atacante Gustavo Maia, contratado do Náutico.
Conterrâneo de Paciência, o técnico Pepa não poupou elogios ao jogador nessa terça-feira (07). “É um jogador que eu conheço há muitos anos, por jogar contra. Tem características que gosto muito em um centroavante”, avaliou o comandante rubro-negro, em entrevista coletiva. O treinador afirmou que tenta a contratação do atleta há cerca de cinco anos, por onde passa.
Com 1,87m, o português é um centroavante de referência, forte no jogo aéreo e com qualidade técnica “acima da média”, especialmente dentro da área, segundo o treinador.