A NBA divulgou oficialmente o resultado das votações dos prêmios individuais na temporada regular. Do MVP até o melhor treinador da liga, os troféus foram entregues aos principais nomes dos 82 jogos.
Todavia, a temporada 24/25 não chegou ao fim, atualmente, ocorrendo a principal fase do campeonato. Além disso, os principais jogadores da liga estão disputando o título desse ano, por exemplo o Shai, finalista de conferência com o Thunder.
Seja pelo domínio em quadra, pela ascenção meteórica ou pelo impacto defensivo, cada premiado foi crucial para construir a temporada da NBA. Portanto, veja abaixo os vencedores dos prêmios e entenda um pouco de suas marcas na liga.
MVP DA TEMPORADA: SHAI GILGEOUS-ALEXANDER (OKC THUNDER)
Shai conquista o prêmio de MVP da temporada regular, superando o pivô Nikola Jokic na premiação. Embora tenha sido o segundo colocado na última temporada, Shai tinha potencial suficiente para se tornar vencedor. Agora, o armador se consolida como uma das principais estrelas da NBA, destacando seu talento e liderança dentro de quadra.
Na temporada regular, o armador anotou médias de 32.7 pontos e 6.4 assistências. Além disso, liderou a equipe a terminar na primeiro colocação da conferência Oeste. Todavia, Shai se torna o segundo canadense a vencer o prêmio, após Steve Nash, e o terceiro jogador do Thunder a alcançar esse feito, se juntando a Kevin Durant e Russell Westbrook.
+Leia também: Shai Gilgeous-Alexander é eleito como MVP da temporada regular
DEFENSOR DO ANO: EVAN MOBLEY (CLEVELAND CAVALIERS)
Com uma temporada espetacular no Cavaliers, Mobley conquistou um dos principais troféus individuais da liga, de defensor do ano. Nesta temporada, Mobley registrou 113 bloqueios e 61 roubos, além de médias de 18 pontos e 9.3 rebotes em 71 jogos.
O ala-pivô de 23 anos é um dos jogadores mais jovens a conquistar o feito na história da liga e se junta a nomes como Dwight Howard na lista de records. Essa realização destaca o potencial de Mobley para se tornar um dos grandes defensores da história da liga.
A presença de Mobley foi fundamental para o sucesso do Cleveland Cavaliers na temporada, que terminou com mais de 60 vitórias e a primeira colocação na Conferência Leste . Sua versatilidade defensiva e capacidade de proteger o aro foram pilares para a sólida campanha da equipe.
+Leia também: Evan Mobley é eleito defensor do ano da temporada 24/25
MELHOR TÉCNICO DO ANO: KENNY ATKINSON (CLEVELAND CAVALIERS)
Kenny Atkinson conquista o prêmio de melhor treinador do ano, após ótima campanha com o Cavaliers. Em sua primeira temporada à frente da equipe, Atkinson liderou os Cavaliers a 64 vitórias e à primeira colocação da Conferência Leste, registrando a segunda melhor marca da história da franquia.
Sob o comando de Atkinson, os Cavaliers iniciaram a temporada com 15 vitórias consecutivas, igualando o segundo melhor início de temporada na história da NBA. Além disso, a equipe estabeleceu um recorde da franquia com uma sequência de 16 vitórias entre fevereiro e março.
Embora não tenha conquistado um bom desempenho nos playoffs, o treinador foi fenomenal em sua primeira temporada. Com a sua liderança, o time pode conquistar bons desempenhos nos próximos anos, podendo conquistar o primeiro título sem LeBron James.
+Leia também: Kenny Atkinson eleito como melhor treinador da temporada da NBA
NOVATO DO ANO: STEPHON CASTLE (SAN ANTONIO SPURS)
A jovem promessa do Spurs conquistou o prêmio de melhor jogador jovem da temporada. Stephon conquistou o prêmio com apenas 20 anos e podendo se tornar um dos melhores na sua posição no futuro.
Castle joga de armador no time titular do San Antonio Spurs, jogando todos os 81 jogos na temporada regular da NBA. Além disso, o jovem armador registrou médias de 14.7 pontos, 4.1 assistências e 3.7 rebotes por jogo. Contudo, mesmo com bons números e sendo importante para a equipe, o Spurs ficou de fora dos playoffs devido a inúmeros jogadores lesionados. Na próxima temporada, o armador terá mais tempo de jogo ao lado de Wembanyama, onde iremos assistir o grande potencial que a dupla possui.
SEXTO HOMEM DO ANO: PAYTON PRITCHARD (BOSTON CELTICS)
O armador do atual campeão da NBA conquistou o prêmio de sexto homem do ano, premiação entregue ao jogador que mais se destacou vindo do banco.
Pritchard acumulou médias de 14 pontos, 3.8 rebotes e 3.5 assistências, sendo uma peça muito importante para o Boston Celtics na temporada. Com 80 jogos na temporada, Pritchard começou no banco em 77 delas, onde em diversas ocasiões foi responsável por mudar o ritmo dos jogos.
Além disso, o jogador também alcançou a marca de 255 bolas de três na temporada, o maior recorde da história da liga para um reserva.
JOGADOR MAIS CLUTCH DA TEMPORADA: JALEN BRUNSON (NEW YORK KNICKS)
Jalen Brunson conquista o título de jogador mais clutch da temporada. O prêmio é entregue ao jogador mais decisivo na reta final de cada jogo na temporada regular. Com a conquista, Brunson se consolida como uma das principais referências em momentos decisivos na NBA, destacando sua frieza e liderança nos instantes finais das partidas.
Brunson foi excepcional na temporada, recebendo 70 votos de 100. Brunson supera Nikola Jokić, do Denver Nuggets, que ficou em segundo lugar, e Anthony Edwards, do Minnesota Timberwolves, em terceiro. O armador também é o primeiro a conquistar o prêmio pelo New York Knicks.
O jogador do Knicks conquista o prêmio após ser o líder de arremessos certos na temporada. Além disso, o armador acumulou médias de 5.6 pontos nos últimos 5 minutos dos jogos com a diferença no placar de cinco pontos ou menos. Brunson também foi o líder em arremessos convertidos nesse período, com 52 acertos, e obteve um aproveitamento de 51,5% nos arremessos de quadra e 84% nos lances livres.
+Siga a Sintonia Esportiva no Instagram! @sintoniaesportiva