Acompanhe nossa rádio online!

Os principais jogos, lutas e corridas ao vivo!

Conmebol e Concacaf encaminham retorno da Copa Interamericana em 2025

Torneio aconteceria em merço e teria a participação de quatro campeões das duas confederações

Por

João Oliveira

Foto: Troféu da Copoa Interamericana

Após quase três décadas de ausência, a Copa Interamericana, torneio que reúne os vencedores da Copa Libertadores da América e da Liga dos Campeões da Concacaf,tem seu retorno previsto em março de 2025. A competição, que marcou a história do futebol nas décadas de 1970 e 1980, será relançada para promover um duelo inédito entre os melhores clubes das Américas do Sul, Central

A edição de 2025 contará com a participação dos campeões de 2023 e 2024 dos dois torneios continentais. O Fluminense e o,León do México já estão em tese, garantidos na edição de retorno do campeonato. Os dois outros times serão conhecidos ainda nessa temporada.

na ediçãode 2025A volta da Copa Interamericana resgata uma tradição que colocou frente a frente equipes históricas como Independiente e América do México, Nacional e Toluca, entre outros. No novo formato, o torneio promete uma disputa ainda mais equilibrada, já que os campeões da Concacaf demonstraram evolução significativa nos últimos anos, competindo de igual para igual.

Copa Interamericana foi uma competição oficial de futebol da CONCACAF e da CONMEBOL. Fundada em 1969, foi descontinuada em 1998, apresentando 18 edições em 30 anos.

A competição promovia o confronto entre o vencedor da Copa dos Campeões da CONCACAF e o vencedor da Copa Libertadores. Era geralmente disputada em sistema de ida e volta, com um jogo de desempate ou pênaltis, se necessário.

No ano de 1967, o lado do norte exigia uma vaga na Copa Intercontinental. O até então presidente da FIFA, Stanley Rous, propôs expandir a Copa Intercontinental para que o torneio passasse a incluir clubes da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF) e da Ásia (AFC). mas a UEFA e a CONMEBOL não aceitaram a proposta.

Em outubro de 1968, foi firmado um acordo entre as confederações da América do Sul (CONMEBOL) e da América Central e do Norte (CONCACAF) para disputar uma competição anual, a Copa Interamericana, que colocaria os campeões continentais de cada uma em confronto, e estabelecia que o vencedor da Copa Interamericana teria o direito de representar o continente americano contra o campeão europeu na Copa Intercontinental.


O Estudiantes da Argentina levantando a taça da primeira Copa Interamericana.

A primeira edição foi disputada entre o Estudiantes e o clube mexicano Toluca: cada equipe venceu por 2 a 1 fora de casa. O jogo de desempate, em Montevidéu, foi vencido pelo Estudiantes por 2 a 0.

Em caso de desistência de um dos campeões, a vaga ficava com o seu vice-campeão.

Na edição de 1978, o América do México se torna a primeira equipe da CONCACAF a vencer a Copa Interamericana ao bater o Boca Juniors e com base neste título demonstra o interesse em disputar a Copa Intercontinental contra o Liverpool campeão europeu 1976-77. Porém, a tentativa fracassa, e o Boca Juniors é que recebe o direito de disputar a Copa Intercontinental, que prossegue sendo restrita unicamente a europeus e sul-americanos. O jornal O Estado de S. Paulo de 16 de abril de 1978 antes da final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1977–78 cita que o América do México disputaria a Copa Intercontinental contra o vencedor de Liverpool e Brugges da Bélgica.

Compartilhe com o seu time!

Sintonize nesse time!

Receba artigos exclusivos sobre o mundo dos esportes!

Mais Notícias

Autor

Logo Sintonia Esportiva

Sintonia Esportiva

Blog Esportivo

No ar desde 1 de novembro de 2020, a Sintonia Esportiva cobre diversas modalidades esportivas e as suas principais competições. Somos formados por profissionais altamente gabaritados e apaixonados por esportes, e também damos oportunidades a quem está se lançando no mercado do mundo esportivo.

Jogos ao vivo todos os dias
Últimas Postagens
Nossos Parceiros!
Nos acompanhe nas redes sociais!