Não é só na janela de transferências do futebol que temos mudanças de grandes peças. Também temos movimentação intensa na mídia esportiva de Rádio e Televisão nesta semana.
Por causa da crise de anunciantes agravada pela pandemia da COVID-19, Globo e Record são forçadas a enxugar ou renegociar contratos com seus funcionários, especialmente aos que estão ligados aos departamentos de Jornalismo e Esportes.
Em outros casos, o próprio profissional decide por encerrar seu vínculo por motivos pessoais ou para tentar outras missões na carreira, como foi o caso de Mauro Beting que ontem anunciou o desligamento do Grupo Jovem Pan para retornar ao Dial da Rádio Bandeirantes.
Sem alternativas na Mídia esportiva para 2023, Record encerra vínculo com o narrador Lucas Pereira
Apesar de estar presente na emissora da Zona Oeste de São Paulo desde as Olimpíadas de Londres em 2012, Lucas Pereira foi dispensado da RecordTV após suas férias.
Mediante desligamento da equipe de esportes da Record após a transmissão do Paulistão, onde o narrador esteve presente em todos os jogos.
“Oi pessoal, sei que devemos estar preparados para momentos como esse, mas é difícil dizer que hoje foi o meu último dia na Record. Só tenho palavras para agradecer por esses mais de 11 anos na emissora. Conheci pessoas incríveis, profissionais maravilhosos e pude ter ensinamentos que eu vou levar comigo pra sempre (…) Um agradecimento especial também a todos os companheiros que acreditaram no meu talento e me proporcionaram a chance de me considerar um cara realizado, cheio de boas histórias pra contar. Saio de cabeça erguida e com aquela gostosa sensação de dever cumprido. Que a gente possa ter a chance de se encontrar novamente em novos eventos e desafios. Até breve.”
– Lucas Pereira, em post no Instagram.
Empunhando o microfone da Record, Lucas Pereira foi a voz do Futebol e de diversos esportes nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e do Rio de Janeiro em 2016, onde era narrador titular e documentou a inédita medalha de ouro da Seleção Brasileira de Futebol Masculino.
Também esteve presente nos Jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015 e Lima em 2019, e nas coberturas do Campeonato Carioca de 2021 e 2022, e do Campeonato Paulista de 2023, onde comandou os principais jogos do Paulistão neste ano.
No entanto, foi substituído por Cléber Machado na final do torneio e esteve como apresentador da jornada na beira do gramado.
Lucas Pereira também fez parte do Grupo Globo, onde trabalhou no Sportv.
Pelo canal por assinatura, participou de coberturas de grandes torneios, como Copa do Mundo, e narrou jogos marcantes, como a final entre Brasil e Argentina na Copa América de 2004, e o jogo do milésimo gol de Romário.
Rembrandt Junior surpreende o mercado de Mídia Esportiva após pedir demissão do Grupo Globo
Outro profissional que foi desligado de um grande veículo de mídia esportiva foi Rembrandt Júnior, que após 23 anos de Grupo Globo, ontem ele resolveu pedir seu desligamento da emissora carioca.
Rembrandt Júnior foi redirecionado nas transmissões do SporTV de Recife para a matriz, no Rio de Janeiro, a fim de aumentar o seu prestígio em transmissões de clubes do eixo Rio-São Paulo em circuitos fechados e Pay-Per-View.
Entretanto, na noite de ontem encerra um grande ciclo do narrador que marcou os títulos e acessos de Sport, Náutico e Santa Cruz, circuitos de Vôlei de Praia, Futebol de Areia, coberturas de Seis Copas do Mundo (2002, 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022) e Eventos Importantes de Cinco Jogos Olímpicos por 19 anos (2004, 2008, 2016 e 2021 pela TV Globo e 2012 pelo SporTV).
“O tempo voa, mesmo!
Depois de quase 24 anos, a gente olha pra trás e tem, ainda mais, certeza que tudo valeu, valeu demais! Mudaria alguma coisa? Não! Cada momento foi tratado com disciplina e correção. Erros e acertos fazem parte, principalmente quando se fica horas ao vivo. Isso é só um detalhe…
Dedicação e entrega ao máximo. Respeito e companheirismo em todos os momentos. Estaduais, Copa do Nordeste, Brasileirão, Copa do Brasil, Sul-americana, Libertadores, Copa do Mundo e Olimpíada. Tudo o que foi possível! Talvez tenha faltado uma Champions League. Isso é só um detalhe…
Foi uma honra compartilhar grandes momentos ao lado de muitos e muitas profissionais que me fizeram evoluir a cada passo. Para não correr o risco de esquecer algum nome, vou canalizar meu agradecimento à empresa.
Obrigado aos Canais Globo por abrir as portas e proporcionar tamanha satisfação profissional a um jovem do interior de Pernambuco, que chegou com muitos sonhos e conseguiu realizar quase todos. Isso é só um detalhe… Vamos em frente! Sigamos firmes e fortes.
Minha gratidão a você que acompanhou essa trajetória, seja qual tenha sido a medida, com elogio ou crítica, saiba que foi muito importante pra mim. Isso é só um detalhe…
Certeza de que logo nos veremos de novo. Por enquanto, a gente tem esse canal para interagir. Vamos aproveitá-lo da melhor forma.
E para concluir, eu digo que valeu, valeu demais!”
-Rembrandt Júnior, via Instagram.
Apesar das baixas, Galvão Bueno negocia detalhes de seu retorno para a TV Globo
Mesmo com o seu canal no YouTube, o Canal GB, bombando nas visualizações e chegando próximo a marca de 1 milhão de inscritos, Galvão Bueno está remarcando seu retorno à TV Globo.
E apesar da flexibilidade do Galva nas Mídias Sociais, o locutor terá o contrato renegociado com a emissora carioca até 2024. O retorno às transmissões de jogos da Seleção Brasileira, inclusive, está em pauta. As informações são de Gabriel Vaquer, do portal “f5”.
A intenção da Globo é contar com a presença de Galvão Bueno nos jogos do Brasil pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, que começam ainda neste semestre.
A função exata do profissional não está definida, mas é muito provável que ele não assumirá a narração, que ficará sob comando de Luís Roberto.
Galvão e Globo também debateram sua presença na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris e nos eventos esportivos ao longo do dia, completando assim sua 11ª Participação em Olimpíadas pelo Grupo Globo (1984, 1988, 1992, 1996, 2000, 2004, 2008, 2016 e 2021 pela TV Globo, e 2012 exclusivo pelo SporTV).
O atual contrato de Galvão Bueno garantiu a produção a exibição dos cinco episódios do documentário “Galvão: Olha o que ele fez” em horário nobre na tela da “TV Globo”. A série sobre a vida e carreira do narrador foi lançada no Globoplay em maio deste ano.
Vai Mudar! Mauro Beting pede desligamento do Grupo Jovem Pan para voltar à Rádio Bandeirantes
Contratado desde 2015 pela rádio de Antonio Augusto de Amaral, o Seo Tuta, o jornalista esportivo e escritor Mauro Beting está encaminhando sua ida para uma casa nova, ou melhor, estará voltando a uma casa onde trabalhou com seu pai, Joelmir Beting (1936-2012).
Em postagem nas redes sociais, o comunicador publicou um texto em que relembra o primeiro contato com a emissora e agradeceu o período de parceria.
“Foi um privilégio de ofício trabalhar numa rádio que me deu tanto espaço e dois dos meus cinco Prêmios Comunique-se”, escreveu. Pelo Grupo Jovem Pan, Beting estava presente nos programas Bate-Pronto, Canelada e Jornal da Manhã. Em suas redes sociais, ele escreveu agradecendo os anos de experiência na Pan:
“A primeira rádio onde pisei foi a Jovem Pan, em 1974, ainda no aeroporto. Também por isso foi a primeira que lembro ouvir, quando meu pai comentava economia. E Osmar Santos já esmerilhava. A rádio que me recebeu de braços, coração e portas abertas, em 2015. Quando Tutinha e Marcelo me ofereceram o microfone poderoso para comentar futebol. E ter total liberdade para falar sobre tudo nos jornais da emissora. Inclusive debatendo democraticamente com alguns colegas que falavam de política e humanidade desconhecendo ambas.
Foi um privilégio de ofício trabalhar numa rádio que me deu tanto espaço e dois dos meus cinco Prêmios Comunique-se. Em um veículo que sempre me aceitou dividir com outras emissoras. De modo não apenas profissional. Mas com um carinho e respeito pessoal que jamais esquecerei de amigos, colegas e ídolos como Wanderley Nogueira e Gabriel Dias. Dupla que sempre me ajudou a ajustar escalas com TNT, SBT e Fox. Mas agora é hora de ‘Vambora, vambora, tá na hora, vambora
Dará saudade de narrar com Nilson, Fausto, Zé e Gabriel. Discutir com Flávio, Bruno, Vampeta, Piperno, Pilhado, Mauro (Cezar Pereira). Brincar com o timaço de repórteres e produção. Trocar bola com um craque como o Thiago Uberreich. Tomar Go Coffe. O macchiato da frente. Fazer óculos na Sir Ótica. Conversar com as meninas pra quem dei tanto trabalho na limpeza. Os amigos da maquiagem e figurino. A equipe mais técnica de estúdio e estádios. A família Carvalho que sempre me deu moral acima da merecida.”
Contudo, mesmo com a Despedida de Mauro Beting na Jovem Pan e sua ida para a Rádio Bandeirantes, ele segue firme com seus contratos no SBT, TNT Sports, Yahoo!, Torcedores.com, Nosso Palestra, Corner e Konami, este onde ele é a voz do E-Football (antigo PES) junto com o narrador do Grupo Globo, Milton Leite.
A Rádio Sintonia Esportiva deseja a todos os profissionais citados muito sucesso nas próximas empreitadas; seja na TV, Rádio ou Internet, e que demonstrem o melhor serviço o qual eles têm competência em cumprir.
E também leia as principais notícias do esporte aqui no site da Rádio Sintonia Esportiva: