Juventude e Corinthians duelam na noite de hoje, às 21:30h, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, na rodada final do Campeonato Brasileiro. O Papo precisa pontuar para ter chances de se manter na primeira divisão, em contrapartida, o timão deseja ficar entre os quatro primeiros da competição.
Uma das partidas mais importantes da rodada final do Brasileirão. À noite em Caxias terá 6% de chance de chuva e uma temperatura média de 14º. A derrota está fora dos planos do time caxiense para hoje. Juventude precisa pontuar e torcer para resultados paralelos, nos jogos de Bahia e Cuiabá, para permanecer na elite do futebol brasileiro.
Cenários possíveis ao Juventude
- Vitória sobre o Corinthians
Derrota ou empate do Bahia contra o Fortaleza, fora de casa. Ou derrota do Cuiabá para o Santos, na Vila Belmiro, livra o time da degola.
- Empate com o Corinthians
Só a derrota do Bahia para o Fortaleza deixa a equipe na Série A.
- Derrota para o Corinthians
Rebaixado.
Se a situação é de extrema preocupação para os jaconeiros, o Corinthians chega ao jogo sem muitas responsabilidades. O timão já concluiu seu principal objetivo no ano de 2021: a classificação direta à Copa Libertadores. Sendo assim, o confronto de hoje tem interesses de menor magnitude para os paulistas. Caso vença, a equipe garante o 4º lugar e 28 milhões na conta. Contudo, se perder hoje, os gaviões podem perder a 4ª posição e consequentemente o 1,5 milhão de reais.
Cenários possíveis ao Corinthians
- Vitoria sobre o Juventude
Garante a 4º posição no Campeonato.
- Empate contra o Juventude
Torce para um tropeço do Fortaleza, seja empate ou derrota diante o Bahia, em casa.
- Derrota para o Juventude
Mesma situação anterior.
O jogo detém alguns temperos a mais. Juventude sonha em fazer algo semelhante ao confronto entre as equipes no Campeonato Brasileiro de 2003. Na ocasião, o time aplicou uma sonora goleada de 6×1 sobre o Corinthians. Outro aspecto que influencia a partida é o possível rebaixamento do Grêmio.
No último domingo, a torcida corintiana se mobilizou para assistir a queda do rival tricolor. Porém, o empate não serviu para rebaixar o Grêmio — o qual ainda pode permanecer na primeira divisão. Caso o Corinthians não vença hoje, o tri campeão da Libertadores estará rebaixado. Entretanto, a vitória do clube paulista propicia chances de uma não queda da equipe Porto-Alegrense — algo que certamente desagradaria grande parte da torcida dos Gaviões.
Prováveis escalações e desfalques
Juventude:
Os time gaúcho não conta com William Matheus (suspenso), Michel Macedo e Rafael Bilu (pertencem ao Corinthians), Marcelo Carné e Élton (lesionados).
Provável escalação: Douglas; Paulo Henrique, Vitor Mendes, Rafael Forster e Guilherme Santos; Dawhan, Jadson, Guilherme Castilho e Wescley; Sorriso e Capixaba (Roberson).
Corinthians:
Silvinho não terá à disposição Róger Guedes (suspenso), Cantillo (lesão muscular na coxa) e Ruan Oliveira (revisão no joelho esquerdo).
Provável escalação: Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos (Lucas Piton); Gabriel; Willian, Giuliano, Renato Augusto e Gabriel Pereira (Gustavo Mosquito ou Du Queiroz); Jô.
Arbitragem para o confronto
- Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
- Árbitro Assistente 1: Bruno Boschilia (PR)
- Árbitro Assistente 2: Ivan Carlos Bohn (PR)
- Árbitro de Vídeo: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Todas as partidas da última rodada iniciarão às 21:30h desta noite de quinta-feira. O jogo de Caxias, certamente, será um dos mais assistidos, por conta de sua importância — o jogo terá transmissão do Premiere. Juventude joga a vida para se manter na primeira divisão na noite de hoje, enquanto o Corinthians tem a decisão de ficar no G-4 ou contentar a maioria da torcida, causando o rebaixamento do Grêmio.