A Corte Inglesa iniciou nesta quarta-feira, dia 29, as primeiras audiências do julgamento de Felipe Massa contra a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a Formula One Management (FOM) e Bernie Ecclestone, ex-chefão da Fórmula 1. O processo, no entanto, não tem como foco retirar o título mundial da F1 2008. Assim, o piloto inglês Lewis Hamilton foi o campeão mundial. Massa, por sua vez, terminou com o vice-campeonato.
As audiências seguirão em Londres, no Reino Unido, até a próxima sexta-feira, dia 31. O Juiz Robert Jay está conduzindo o caso, que pode ter um veredito final no último dia. Porém, ainda há a possibilidade de um pronunciamento que se estenda por mais algumas semanas.
A defesa do brasileiro apresentou uma peça em que de forma clara não tem o objetivo de retirar o título mundial da F1 2008. A intenção é obter a reparação sobre o caso por meios financeiros e declarações de responsabilidade.
“O Sr. Massa não está buscando nenhuma alteração no resultado do Campeonato de 2008. Nem há qualquer sugestão, apesar de este processo ter sido amplamente divulgado na imprensa, de que quaisquer terceiros desejam se dirigir ao Tribunal”, afirma um desses trechos.
A ação judicial de Massa sobre o título mundial da F1 2008
Massa deu início ao processo contra a FIA, a FOM e Bernie Ecclestone ainda no último ano e tem dois objetivos principais. O primeiro é a busca por uma indenização na casa dos 64 milhões de libras (cerca de R$ 455 milhões, na atual cotação), relacionada às quebras de contrato que, de acordo com a defesa do piloto, teriam ocorrido nas ações que sucederam o “Singapuragate”
Esse episódio se refere à batida intencional de Nelson Piquet Júnior no GP de Singapura daquele ano a fim de beneficiar o companheiro de equipe, Fernando Alonso. O carro de segurança foi acionado e, com isso, Massa, que era líder da corrida caiu de posição devido a uma paragem e encerrou em 13º sem pontuar na tabela geral. Tendo abastecido antes da batida, Alonso, que estava em quinto lugar, terminou a corrida em primeiro. Hamilton ficou em terceiro e somou seis pontos no torneio.
O segundo tópico da ação judicial se relaciona com o aspecto esportivo. Massa quer duas declarações voltadas ao campeonato de 2008, ainda que estas não alterem o resultado da competição. São elas:
- “A FIA agiu em violação de seus próprios regulamentos ao não investigar prontamente as circunstâncias do acidente (de Nelsinho Piquet) em 2008”.
- “Se a FIA não tivesse agido em violação de seus próprios regulamentos, ela teria cancelado ou ajustado os resultados do Grande Prêmio de Singapura, com a consequência de que o Sr. Massa teria vencido o Campeonato de Pilotos de 2008”.
O campeonato de 2008 da F1
O “Singapuragate” foi revelado ao mundo apenas em 2009, ou seja, depois da definição do campeonato de 2008, que ocorreu no GP do Brasil, no autódromo de Interlagos, onde Massa viu Hamilton conseguir o título mundial na última curva ao ultrapassar Timo Glock. Na época, o britânico ficou com um ponto a mais do que o brasileiro na tabela geral e conquistou o torneio pela primeira vez na carreira. No entanto, caso houvesse a anulação da prova de Singapura à época, Massa terminaria o campeonato com 97 pontos, contra 92 de Hamilton. Assim, o brasileiro seria campeão mundial.
+ Leia mais: URGENTE: Globo encaminha acordo com a Liberty Media para retomar transmissão da Fórmula 1 em 2026, diz portal
Siga o Sintonia Esportiva no Instagram! @SintoniaEsportiva





