Nesta terça feira o Presidente Luís Inácio Lula da Silva sancionou a lei 14.909 publicada no Diário Oficial que cria o ”Dia do Rei Pelé”, a ser celebrado em 19 de novembro, data em que o Rei marcou seu milésimo gol. O Projeto é de autoria dos Deputados Luciano Ducci (PSB/PR) e Felipe Carreras (PSB/PE).
Aprovado em dezembro do ano passado os autores ressaltaram na descrição do Projeto que:
”Os reconhecimentos durante sua vida se estenderam ainda em outros que seguiram depois de seu falecimento. O dicionário ganhou um verbete próprio, o adjetivo ‘Pelé’, destacando: ‘o que ou aquele que é fora do comum, que ou quem, em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade, não pode ser igualado a nada ou a ninguém”, diz o texto do projeto.
O “Dia do Rei Pelé” será comemorado em 19 de novembro, em celebração ao aniversário de seu milésimo gol. O Rei do Futebol atingiu a marca em 1969, durante partida contra o Vasco (RJ).
“Fora das quatro linhas, a contribuição de Pelé ao mundo foi igualmente significativa. Seu envolvimento em causas sociais, seu trabalho junto a organismos internacionais como a ONU, a Unesco e a Unicef, e sua luta por um sistema esportivo mais justo no Brasil, exemplificam seu compromisso com a sociedade e com o bem-estar das pessoas”, justificou o relator do Projeto, senador Jorge Kajuru (PSB-GO).