Os torcedores azulinos e bicolores viveram emoções distintas na tarde e noite deste último domingo, quando a dupla Re-Pa entrou em campo.
Antes do período entre 16h e 21h, a expectativa do torcedor do Paysandu estava alta, pois o bicola jogaria ao vivo na TV Globo no horário nobre do Futebol contra um Vitória cheio de incógnitas e surpresas. Já o Torcedor do Remo vivia um inferno astral, com cinco jogadores dispensados e cinco jogos sem vencer, enfrentaria um ABC vivo na luta pelo Acesso à Série B e presente na 4ª Posição do Brasileirão Série C.
No Entanto, a dupla Re-Pa surpreendeu até mesmo as suas torcidas, a crítica e talvez até seus dirigentes. O Paysandu demonstrou apatia e falta de criatividade em Salvador, enquanto o Remo demonstrou força e solidez defensiva contra o ABC no Baenão, rendendo até gol no Fantástico de Paulinho Curuá.
Paysandu é dominado pelo vitória em salvador
No Barradão lotado, o Leão da Barra e o Lobo da Amazônia duelavam na escaldante capital baiana em busca do Triunfo que valeria a classificação antecipada para o Paysandu, mas que valeu a reabilitação do Vitória. Por conta dos desfalques do zagueiro Genilson, do volante Mikael e do meia-atacante José Aldo por suspensão, além de Lucas Costa e Danrlei entregues para o Departamento Médico, o Papão chegou a jogar de igual pra igual com o Rubro-Negro em uma primeira metade apática e sem criatividade.
O Técnico Márcio Fernandes, sem peças de ataque, teve que montar o Papão de forma reativa, em busca de uma bola em contra-ataques. A postura chamou o Vitória para o ataque, afinal, o clube baiano precisava do triunfo para fugir do risco do Z-4.
No entanto, as más execuções das propostas de jogo fizeram com que o placar ficasse zerado nos primeiros 45 minutos, com o Paysandu chegando com perigo aos 17 minutos, com Marcelo Toscano dominando pela direita e batendo pela diagonal, para a Boa defesa de Dalton. A partida só voltou a ficar movimentada aos 37 minutos, com o chute potente de Eduardo, arriscando fora da área e parando na defesa de Thiago Coelho.
O segundo tempo começou com o Vitória ditando o ritmo da partida. Com marcação alta, o Vitória prensou o Paysandu na defesa, anulando os contra-ataques do alvi-celeste.
Aos 20 minutos, João Vieira tentou sair jogando desde a defesa com pressa e cede a bola para Rafinha, que deu passe açucarado para Luidy mandar pro fundo das redes. Veja o gol abaixo:
Após sofrer o gol, o técnico Márcio Fernandes efetua várias mudanças para soltar a equipe em busca do empate. Uma delas foi a entrada do zagueiro Marcão no lugar de Bruno Leonardo, e com apenas 30 segundos em campo, o camisa 4 bicolor fez uma falta em Roberto e recebeu o cartão vermelho. Com um a menos em campo, o Papão deu espaço para o Vitória crescer na partida. A equipe baiana até chegou perto de ampliar o placar, mas parou em uma espetacular defesa do goleiro do Papão, Thiago Coelho.
E pra completar, o aeroporto de Belém estava fechado…
O Desembarque do Paysandu aconteceria no Aeroporto Internacional de Belém às 11h45 desta segunda (18/07/2022), no entanto, a rota do “aeropapão” teve que ser desviada, pois, a pista do aeroporto está interditada por outra aeronave que teve problema no trem de pouso, fazendo o Voo ter destino a Macapá-AP, aeroporto mais próximo da Capital Paraense, de acordo com o Chefe de Assessoria de Imprensa do Paysandu, Jorge Luís Totti. A delegação chegou a Belém do Pará no fim da tarde do mesmo dia.
Será que o avião que atrasou a chegada do Papão a Belém era o do Dalberto, apresentado pela diretoria Bicolor? Evidentemente não, afinal, o centroavante chegou na capital paraense na noite de Domingo, e foi sucedido a exames médicos hoje na Curuzu.
No Baenão, vitória do remo com direito a gol fantástico
Apesar do mau momento do Clube do Remo na Série C, a Torcida lotou o Baenão mesmo desconfiada com a equipe que estava há cinco jogos sem vencer, sendo que nós últimos três, o goleiro Vinícius teve falhas decisivas no resultado final, além da dispensa dos jogadores Kevem, Fernandinho, Rodrigo Pimpão, Lailson e Jorge Pazetti.
E a torcida Azulina fez a festa nas arquibancadas, a fim de empurrar o time pra sair da seca de 41 dias sem saber o que era vencer na “Cêzinha”. A partida foi dura e muito travada logo nos primeiros minutos com muitas faltas e atendimentos médicos.
A Magnética das arquibancadas formada pelo fenômeno azul serviu bem para o Paulinho Curuá, que logo aos 7 Minutos fez um gol espetacular! Após escanteio cobrado por Bruno Alves, Curuá aproveitou a disputa aérea para acertar um golpe de karatê na bola e marcar um golaço no ângulo para o Leão Azul.
O ABC sentiu o golpe e tentou sair pro jogo para além do Meio-Campo, no entanto, mais faltas duras aconteciam, picotando a partida. Nos meados do metade da etapa inicial, o jogo foi interrompido para atendimento do lateral Patrick, do ABC. Ele já tinha sido substituído e teve que ser retirado do estádio de ambulância com suspeita de fratura na costela.
Ainda no primeiro tempo, o ABC foi ao ataque, mas descobriram que Zé Carlos, goleiro que substituiu Vinícius por opção do técnico Gerson Gusmão, estava em um domingo inspirado e fechou o gol para alívio de todos os remistas.
Mas o grande momento do Arqueiro Azulino veio aos 15 minutos da segunda etapa, no ataque fulminante de Piontek, que recebe cruzamento e bate de primeira, obrigando o camisa 95 do Leão a fazer uma defesa à Queima Roupa.
No Ataque Seguinte, Leonam recebe bola rápida, dribla dois marcadores e faz tabela com Leandro Carvalho, que invade a área e sofre o Pênalti. Brenner vai pra cobrança e desloca Pedro Paulo. 2 a 0 Remo.
As duas equipes partiram para o jogo aberto no fim da partida, mas o placar não mudou. Para alívio da torcida Azulina e para a primeira vitória de Gerson Gusmão no comando, Remo 2×0 ABC.
Um gol que deIxou o Alex escobar de cabelo em pé
O Gol de Paulinho Curuá repercutiu tanto no domingo, que foi eleito pela direção de esportes da TV Globo como o Gol do Fantástico, fechando o jornalístico dominical, para a reverência (e irreverência) do apresentador do quadro de esportes do Fantástico, Alex Escobar e seus cavalinhos. Veja abaixo os melhores momentos de Remo 2×0 ABC:
Próximas partidas da dupla Re-Pa
Pela 16° Rodada do Brasileirão Série C, o Leão arruma as malas para jogar contra o Botafogo-PB neste domingo, às 18h, com transmissão da Rádio Sintonia Esportiva.
E o Paysandu jogará na Segunda às 18h, na Curuzu contra o Figueirense, também com cobertura da Rádio Sintonia Esportiva.