São Paulo – Guarani e Cruzeiro se enfrentaram na manhã deste sábado (9), em partida válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B. O confronto aconteceu às 11h (horário de Brasília), no Estádio Brinco de Ouro, e o Bugre garantiu a vitória por 1 x 0.
O Guarani precisava vencer, tendo em vista que se mantinha na vice-lanterna com 14 pontos. Embora tenha triunfado diante do Cruzeiro, a equipe de Campinas permaneceu na zona de rebaixamento, agora com 17 pontos conquistados.
O confronto foi bastante disputado e pegado. Então, nos momentos iniciais, o Cruzeiro tentou pressionar a saída de bola dos donos da casa. Porém, o Bugre conseguiu equilibrar o duelo na sequência. Dessa forma, aos 12 minutos, pelo lado direito do campo, Giovanni Augusto fez bom lançamento para Matheus Ludke que cabeceou e marcou o gol do Guarani.
Depois do tento, os donos da casa se animaram e tiveram mais posse de bola. Pelo outro lado, o Cruzeiro tinha dificuldades na criação das jogadas e Edu, bem marcado, pouco apareceu. No entanto, é válido ressaltar que, a Raposa fez um de seus piores jogos da competição. Tanto que, pouco assustou o time da casa.
EXPLODE TOBOGÃ! 🏟
O GOL DO BUGRE PELA TV GFC! 💚🎥 pic.twitter.com/okVyKDzF6F
— Guarani Futebol Clube (@guaranifc) July 9, 2022
CRUZEIRO TENTA EMPATE MAS ESBARRA NA FALTA DE CRIAÇÃO
Assim como no primeiro tempo, o Cruzeiro seguiu com os mesmos erros, pouca criatividade, apostava em lançamentos e problemas no ataque. Por sua vez, a ineficiência foi comprovada nas cobranças de escanteio, a Raposa teve ao todo 17 tiros de canto no confronto, e em nenhum impôs perigo ao Guarani.
Em contrapartida, em cinco oportunidades de escanteio, o time de Campinas trouxe dificuldades para o Cabuloso. Dessa forma, em uma delas, Lucão do Break cabeceou na trave e no rebote o camisa 9 empurrou para o gol. No entanto, o goleiro Rafael tirou em cima da linha. Por sua vez, o VAR precisou entrar em ação, para confirmar se a bola entrou no alvo. Após checagem, foi confirmado que a bola não ultrapassou a linha e o placar seguiu em 1 x 0.
Todavia, no final, o Cruzeiro teve um lance de perigo, com Vitor Leque, que cabeceou e acertou o travessão. Ainda assim, a bola sobrou na área e a zaga adversária afastou o perigo. Pelo outro lado, o Guarani teve chances de matar o jogo com Lucão. O camisa 9 recebeu lançamento e ficou livre na frente. Porém, ao ficar cara-a-cara com o goleiro, o atacante acabou chutando em cima do arqueiro desperdiçando a oportunidade.
GUARANI E CRUZEIRO – E AGORA?
Com a vitória, o Guarani seguiu no Z4, mas, caso vença na próxima rodada, pode sair da zona de rebaixamento. Em contrapartida, o Cruzeiro segue com 38 pontos e se mantém na liderança. Por sua vez, o Bugre terá a semana livre para se preparar e receber o Bahia no próximo sábado (16), pela 18ª rodada do Brasileirão.
Pelo lado do Cruzeiro, por hora, a equipe vira a chave, pois na próxima terça-feira (11), terá um confronto contra o Fluminense pela Copa do Brasil, no Estádio do Mineirão. No primeiro jogo, a Raposa perdeu por 2 a 1 e agora precisa fazer um gol para levar a disputa para as penalidades. Caso vença por dois gols de diferença garante a vaga direta.