O Estádio Olímpico do Pará conhecido como Mangueirão cituado em Belém, foi anunciada como o palco do jogo de abertua da temporada do futebol brasileiro; a Supercopa Rei de 2025, que reune os vencedores das edições de 2024 do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Será a primeira vez que um estádio da região norte do país recebe a competição. O acordo foi oficializado nesse quinta-feira (22) na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) no Rio de Janeiro, entre as autoridades Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF e também pelo governador do estado do Pará Helder Barbalho, em evento realizado na sede da entidade.
“A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada e será novamente um sucesso em 2025. A torcida paraense vai dar mais beleza a essa competição que reverencia o nosso Rei do Futebol. Estamos muito satisfeito em levar esse evento para um estado apaixonado pelo futebol, como é o Pará”, disse o presidente da CBF.
Além da Supercopa, as partes também protocolaram junto a FIFA, e o estádio paraense também será uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027, que vai ser disputada no Brasil. Barbalho enalteceu a imprtância dos eventos na região amazônbica.
“ Feliz em anunciar, com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que Belém será uma das cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027 e também vai receber a Supercopa do Brasil já do ano que vem. É o Pará e o nosso Mangueirão na rota dos grandes eventos do futebol nacional e mundial!“, escreveu o político no seu perfil no X (antigo Twitter).
História do Mangueirão
O Estádio Estadual Jornalista Edgar Proença foi inaugurado em 1978, localizado na cidade de Belém, idealizado pelo então governador Alacid Nunes e projetado pelo arquiteto Alcyr Meira. O estádio surgiu do desejo do então governador paraense, Alacid Nunes, em criar uma praça de esportes com capacidade para 120 mil pessoas. Em 1969, o projeto foi assinado pelo arquiteto Alcyr, inciando a construção em 1971 e, em 1975 foi registrado pelos jornais jogos que aconteceram no estádio parcialmente construído, que foi concluído em 1978, sendo batizado com o nome de Alacid Nunes.
Atualmente, o estádio tem capacidade oficial da CBF para 53.645 espectadores.