Filipe Luís é o primeiro treinador do Flamengo que inicia e encerra uma temporada a frente do clube desde 2011. Ou seja, este é um marco que não acontece no clube há 14 anos. Sendo assim, o último a começar e terminar a temporada no comando do time rubro-negro havia sido Vanderlei Luxemburgo.
Sobretudo, o resultado é consequência do trabalho do ex-lateral realizado desde outubro de 2024 com títulos no cenário nacional e internacional. Sob o comando do rubro-negro, ele foi campeão da Copa do Brasil no último ano e neste ano conquistou a Copa Libertadores, o Brasileirão, a Supercopa Rei, o Campeonato Carioca, a Copa Challenger e o Derby das Américas.
Veja a lista de treinadores que passaram pelo Flamengo desde 2011
- 2011: Vanderlei Luxemburgo;
- 2012: Vanderlei Luxemburgo, Joel Santana e Dorival Júnior;
- 2013: Dorival Júnior, Jorginho, Mano Menezes e Jayme de Almeida;
- 2014: Jayme de Almeida, Ney Franco e Vanderlei Luxemburgo;
- 2015: Vanderlei Luxemburgo, Cristóvão Borges e Oswaldo de Oliveira;
- 2016: Muricy Ramalho e Zé Ricardo;
- 2017: Zé Ricardo e Reinaldo Rueda;
- 2018: Carpegiani, Maurício Barbieri e Dorival Júnior;
- 2019: Abel Braga e Jorge Jesus;
- 2020: Jorge Jesus, Domènec Torrent e Rogério Ceni;
- 2021: Rogério Ceni e Renato Gaúcho;
- 2022: Paulo Sousa e Dorival Júnior;
- 2023: Vítor Pereira, Jorge Sampaoli e Tite;
- 2024: Tite e Filipe Luís;
- 2025: Filipe Luís.

Assim, Filipe Luís está há 14 meses no cargo e soma 72,2% de aproveitamento após 89 jogos. Desta forma, ele obteve apenas 10 derrotas. Além disso, 2025 é a temporada de mais títulos na história do clube. Inclusive, as conquistas superaram o ano de 2020, quando o Flamengo levantou as seguintes taças: Recopa Sul-Americana, Brasileirão, Supercopa e Carioca.
Portanto, o clube carioca trata como prioridade a renovação contratual do técnico. Filipe, que antes treinava a base, subiu para o profissional com um salário abaixo da maioria dos jogadores do plantel, com exceção dos mais jovens. Logo, o treinador quer uma valorização. Após o vice-campeonato no Intercontinental diante do Paris Saint-Germain, da França, o assunto deve ser retomado na próxima semana. Em conclusão, o desejo da diretoria é um acordo até o fim de 2026, com opção de mais um ano.
+ Leia mais: Veja datas e horários de Flamengo x Lanús na Recopa Sul-Americana
Siga o Sintonia Esportiva no Instagram! @SintoniaEsportiva





