O Flamengo anunciou na tarde desta sexta-feira (31) o empréstimo do meio-campista argentino Carlos Alcaraz ao Everton, da Inglaterra. O acordo prevê uma cláusula de compra obrigatória em caso de cumprimento de metas consideradas fáceis entre as partes. O contrato de empréstimo tem duração até o término da temporada europeia, com a cláusula de compra obrigatória sendo acionada logo na sequência.
A proposta do Everton chegou ao Flamengo na madrugada desta sexta-feira, após a partida contra o Sampaio Corrêa. As negociações se desenrolaram ao longo da manhã, e a transferência foi concretizado após o acerto entre todas as partes envolvidas.
A negociação de empréstimo ocorreu pois não daria tempo de finalizar uma transferência em definitivo até segunda, data de fechamento da janela na Inglaterra. Segundo Venê Casagrande, o valor da obrigação de compra é similar a quantia desembolsada pelo Flamengo para contratar o argentino.
Alcaraz chegou no Flamengo no fim de Agosto de 2024 e foi a compra mais cara da história do Rubro-Negro por 110,6 milhões de reais. Sua passagem no Flamengo se encerra após 18 jogos e 3 gols pelo clube.
“A decisão de negociar o Alcaraz foi tomada após uma análise detalhada, considerando tanto a visão da comissão técnica quanto os interesses do clube. Trata-se de um grande jogador, mas, dentro do modelo de jogo adotado, entendemos que ele teria poucas oportunidades para desempenhar seu melhor futebol. A negociação garante uma boa oportunidade para o atleta seguir sua carreira com mais protagonismo e, ao mesmo tempo, respeita a estratégia financeira e esportiva do clube”, explicou José Boto, Diretor de Futebol do Flamengo, em entrevista ao site do clube.
O jogador não viajará com a delegação para a partida do próximo domingo (2), contra o Botafogo, em jogo válido pela Supercopa Rei 2025.