O Flamengo anunciou a demissão do técnico Tite mesmo depois do time vencer o Athletico-PR pelo Campeonato Brasileiro. Tite deixa o clube dois dias antes do primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil, que será disputada na quarta-feira, contra o Corinthians, no Maracanã. O ge (portal de esportes do Grupo Globo) apurou que a diretoria considerou o trabalho estagnado. Para o lugar do ex-comandante da Seleção Brasileira, o Rubro-Negro efetivou o ex-lateral Felipe Luís que comanda a equipe sub-20 da equipe carioca.
Tite chegou ao Flamengo em outubro do ano passado, em seu primeiro trabalho desde a saída do Brasil, ao fim de 2022. Na ocasião, o treinador chegou a dizer que não assumiria um time brasileiro em 2023, mas aceitou o desafio de comandar a equipe rubro-negra, que já havia sido eliminada das copas. Com Tite, o time terminou o Brasileirão na 4ª colocação. Em 2024, a temporada começou de forma promissora, com o título do Campeonato Carioca conquistado de forma invicta, sofrendo apenas um gol (em partida na qual a equipe atuou com reservas). Mas a situação mudou a partir do meio do ano. Com desfalques por convocações e lesões, Tite não conseguiu encaixar uma boa sequência.
Eliminado da Libertadores por um Peñarol do Uruguai de orçamento muito inferior, o Flamengo ocupa a 4ª posição no Brasileirão (a nove pontos do líder Botafogo, com um jogo a menos) e deposita suas chances de título na Copa do Brasil.
Com Tite no comando, o Flamengo disputou 70 jogos, com 42 vitórias, 12 empates e 16 derrotas, um aproveitamento de 65,7% dos pontos.
Aos 39 anos, Filipe Luís, que assume o Flamengo de forma interina, foi lateral do clube do meio de 2019 até o fim de 2023, quando se aposentou. No início deste ano, tornou-se técnico do sub-17 do clube e, em junho, assumiu o sub-20.