O Flamengo trouxe de volta dois funcionários do depatamento médico após insatisfação nos bastidores. O setor passou por demissões em massa, o que gerou atrito e desconforto, inclusive, entre aliados do presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap. No total, foram quase 40 desligamentos no Ninho entre base e profissional na última segunda-feira.
José Luiz Runco retornou ao clube após nove anos e assumiu o cargo de diretor médico geral. O primeiro ato foi a demissão de Marcio Tannure, então gerente de saúde e alto rendimento, além de outros profissionais. Fernando Sassaki é o novo chefe do DM profissional.
Segundo apuração do ge, alguns jogadores ficaram incomodados com as inúmeras demissões e a mudança brusca no departamento médico entre uma temporada e outra.
– A gente foi uma família por seis anos e destruíram a nossa família sem peso no coração – disse um atleta na reapresentação.
Poucas horas após das demissões, a direção Rubro-Negra recuou e optou por recontratar profissionais. Pessoas influentes no Ninho diagnosticaram a necessidade de reverter algumas decisões de Runco. Até o momento, dois funcionários voltaram a fazer parte do dia a dia do clube. O clube ainda não havia enviado os documentos para os trâmites de demissão. Por isso, houve tempo hábil para os retornos.
Quem voltou ao Flamengo?
Um dos que retornou foi Paulo Cavalcanti, apelidado Paulinho, nutricionista de performance. Ele participa das viagens e cuida da alimentação e suplementação individual de cada um. A saída dele foi muito sentida pelos atletas e até pela comissão, que já contava com esse trabalho. Ele voltou mais rápido e já esteve na reapresentação de quarta-feira.
A necessidade de permanência do profissional foi reconhecida pela nova nutricionista Silvia Ferreira, que intercedeu em conversa com Runco e conseguiu convencer o novo diretor médico geral a manter um nutricionista de performance na delegação das viagens.
O outro profissional recontratado foi o fisioterapeuta Lanyian Neves. Comunicado da demissão na segunda, ele assinou a rescisão na terça e recebeu convite para readmissão na quarta à tarde. Assim, iniciou o trabalho somente na quinta, segundo dia de atividade do Flamengo na temporada.
Conversas entre o preparador físico Diogo Linhares e o treinador Filipe Luís foram fundamentais para decidir o retorno do profissionals. A dupla considera necessária a presença de Lanyian nos processos. O fisioterapeuta terá a função de fazer trabalho especializado com os atletas para prevenção e recuperação de lesões.