Na noite deste sábado (04/10), o Fluminense comemorou a marca de 200 jogos de Thiago Silva com a Camisa Tricolor, e o resultado não poderia ser melhor no Maracanã.
A vitória do Fluminense por 3 a 0 sobre o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro, abrilhantou ainda mais aos festejos para Thiago Silva no clube.
Apesar do ritmo de jogo do TS3 não seja mais o mesmo, o capitão tricolor jogou bem na partida e exerceu liderança em campo.
Com a participação do TS3 no jogo, já somando as duas passagens pelo Flu, o zagueiro chegou à marca de 200 jogos pelo time.
O Jogo: Fluminense domina o Galo do início ao fim
Em campo, o Fluminense do técnico Luís Zubeldía mostrou autoridade e força contra o Atlético, com um primeiro tempo mágico.
O Flu teve muito mais inteligência para jogar com e sem a bola nos primeiros 45 minutos, com o Tricolor adiantando as linhas e pressionando a equipe mineira, assim, como resultado, chegou ao ataque com mais força. O gol de Samuel Xavier, aos 14 minutos, abriu o placar de forma merecida no Maracanã.
Depois do intervalo, a equipe tricolor voltou ainda melhor. Canobbio levou perigo em chute cruzado, defendido por Everson. O Atlético-MG, perdido no jogo, lançou quase todos os jogadores ao ataque em uma cobrança de lateral aos 15 minutos. John Kennedy armou contra-ataque, e Serna ampliou o placar.
O Galo seguiu sem ameaçar o gol de Fábio em nenhuma oportunidade no segundo tempo. No fim da partida, Zubeldia lançou Everaldo, Lima e Keno. Os três construíram a jogada do terceiro gol do Fluminense, que fechou a conta.
Homenagens aos 200 jogos de Thiago Silva e aposentadoria
Thiago Silva atuou pelo clube entre 2006 e 2008 e acumulou 146 jogos antes de trilhar carreira de sucesso na Europa. De volta ao Fluminense no meio de 2024, ele somou mais 44 partidas desde o retorno para alcançar a marca pelo Flu, aos 41 anos.
– Fiquei bastante feliz, porque é uma marca expressiva para mim, mas foi o que eu falei para eles no início do jogo…é uma marca importante para mim, mas eu acho que a gente tem que se sentir privilegiado do que a gente está fazendo. A gente faz um trabalho que é a nossa paixão e nem sempre as pessoas trabalham com aquilo que gostam. Então a gente tem que valorizar esse momento. Eu pedi para eles valorizarem esse jogo mais do que nunca. Eu não pedi vitória, eu pedi apenas uma atuação, mas graças a Deus eu fui premiado com a atuação, com um grande resultado e com a grande performance do time – disse Thiago Silva após o jogo.
Thiago Silva tem contrato com o Fluminense até meados de 2026. Em entrevistas recentes, o zagueiro vem afirmando que pretende se aposentar, mesmo após grandes atuações pelo Flu. Na Copa do Mundo de Clubes, ganhou projeção mundial em jornais por seu desempenho, apesar da idade.
Após a vitória sobre o Atlético-MG, Thiago Silva, porém, voltou a dizer que pretende pendurar as chuteiras ao fim do contrato, mas revelou que ainda não abandonou o sonho de encerrar a carreira disputando mais uma Copa do Mundo – a quinta da carreira.
Eu acho que isso é uma consequência daquilo que vai acontecendo, né? Ele (Ancelotti) deixou em aberto que o Thiago Silva não precisa ser testado, enfim… eu deixei as portas abertas para isso. Se ele puder contar comigo, estou à disposição, mas se não quiser também, a vida segue. Sou um cara muito realizado na minha profissão. É claro que mais uma Copa do Mundo fecharia com chave de ouro, porque meu contrato vai até o final da Copa. Então, com certeza, passa algumas coisas na cabeça….de acabar a carreira, campeão do mundo no último dia de contrato, seria de uma forma muito linda. Mas acho que Deus tem me privilegiado de estar onde eu estou, fazendo o que eu faço e com muito prazer, com muita alegria. Porque se a gente não estiver alegria no que a gente faz, não vale a pena.