Na manhã deste sábado (04/10), o Circuito de Marina Bay foi o palco da definição do Grid de Largada do Grande Prêmio de Singapura de Fórmula 1. George Russell consegue a pole position pela segunda vez na temporada, com o tempo de 1minuto, 29segundos e 158 milésimos.
O piloto brasileiro Gabriel Bortoleto foi prejudicado por uma bandeira amarela durante o Q1, e larga na 16ª posição, freando uma evolução que Bortoleto alcançou com o carro Sauber.
A sessão teve início às 10h (HB) e, nos primeiros minutos do Q1, 15 dos 20 pilotos foram à pista para voltas de instalação e voltas rápidas.
Lembrando: a qualificação é dividida em três partes: na primeira (Q1), os 15 pilotos mais rápidos avançam; no Q2, restam apenas os 10 melhores, que então disputam a pole position no Q3.
Qualifying 1: Alternância na pole e Gasly em último
O Q1 do treino foi marcado por alternâncias nas primeiras posições deste terço do treino, com Oliver Bearman marcando o segundo melhor tempo do qualificatório, e a ponta alternada por Isaac Hadjar, da Racing Bulls RB, com 1m30s214; Lando Norris, que foi o primeiro a virar na casa de 1m29s932; mas, quem ficou com o melhor tempo da sessão foi o britânico Lewis Hamilton, da Ferrari, com 1m29s765, tirando a ponta de Lando Norris.
+ Irmãos unidos! Seth Curry é o novo reforço do Warriors
“Ah cara, vamos lá! Você não pode dar bandeiras amarelas porque alguém está saindo do caminho”.
Andrea Kimi Antonelli (Mercedes) demorou para sair dos Boxes, no entanto, conseguiu chegar ao P2 no estágio. Pierre Gasly (Alpine) errou o traçado e parou no Soft Wall, com isso, não conseguiu marcar tempo e irá largar em último.
Veja a lista dos cinco primeiros eliminados do treino oficial abaixo:
ELIMINADOS NO Q1
- GABRIEL BORTOLETO (Brasileiro – Sauber)
- LANCE STROLL (Canadense – Aston Martin)
- FRANCO COLAPINTO (Argentino – Alpine)
- ESTEBAN OCON (Francês – Haas)
- PIERRE GASLY (Francês – Alpine)
Qualifying 2: Início com Bandeira amarela e Verstappen voa no Q2
No início do Q2, o tetracampeão Max Verstappen cravou 1m29s747 e iniciou a sessão com o melhor tempo. Kimi Antonelli chegou a ficar com o segundo lugar provisório, mas teve a volta apagada.
O momento mais tenso da etapa ficou para a Ferrari de Charles Leclerc, que chegou a encostar no muro durante a tentativa de volta rápida e perdeu tempo. Nos boxes, a Ferrari foi forçada a trocar a asa dianteira do carro do monegasco.
Nos últimos segundos do Qualy, Leclerc consegue evoluir e pula para sexto, a três décimos do líder Russell, evitando a eliminação do ferrarista.
Os eliminados do 2º Qualificatório foram:
ELIMINADOS NO Q2
- NICO HULKENBERG (Alemão – Sauber)
- ALEXANDER ALBON (Tailandês – Williams)
- CARLOS SAINZ (Espanhol – Williams)
- LIAM LAWSON (Neozelandês – Racing Bulls RB)
- YUKI TSUNODA (Japonês – Red Bull Racing)
Qualifying 3: A Glória de George Russell
Apesar dos dois carros da Mercedes obterem os melhores tempos na abertura do segmento, porém, Antonelli teve suas voltas superadas por Verstappen e Piastri – enquanto Russell manteve-se na pole provisória.
No retorno dos pilotos à pista Norris foi o primeiro a completar sua volta rápida, mantendo-se na quinta colocação. Russell reduziu só 0s005 de seu último tempo enquanto Antonelli confirmou a quarta colocação. Verstappen foi o último, mas abortou sua volta após concluir os dois primeiros setores da pista com tempos abaixo do ideal. Com isso, confirmou-se a pole do inglês da Mercedes.
Veja abaixo como ficou a classificação completa e os tempos dos pilotos: