Na virada desta segunda para terçaf-Feira, os Estados Unidos pararam para conhecer o campeão nacional de College Football, o Futebol Americano Universitário.
Assim como no calendário de “soccer” do Brasil com a Copa São Paulo de Futebol Júnior, os norte-americanos ficam ansiosos para saber quais serão as novas joias do Esporte após à Decisão da CFP National Championship. E com direito a Pick Six faltando um minuto para o fim da Partida, a festa dos Bulldogs estava formada, fechando o placar em 33 a 18.
Mas antes, vamos ver todo o cenário (e que cenário) que foi montado para a maior decisão do “Futebol Americano de Base”:
- Lucas Oil Stadium recebeu a Grande Final da CFP National Championship
— Seth Emerson (@SethWEmerson) January 10, 2022
Como visto no vídeo acima, feito pelo Assessor de Imprensa de Georgia, Seth Emerson, o palco não poderia ser melhor para tal festa. Mesmo Indianápolis sendo conhecida como a cidade da velocidade, a capital de Indiana também tem um estádio de Futebol para se orgulhar, chamado Lucas Oil Stadium.
Sede dos jogos do Indianapolis Colts na NFL, do Superbowl XLVI vencido pelo New York Giants em cima do New England Patriots e das decisões de Basquete Universitário na NCAA Final Four, a Arena situada no Coração de Indianápolis recebe o último Bowl universitário e penúltimo de toda a Temporada.
Seu gramado artificial, meio esverdeado e meio acinzentado, já estava preparado para receber o último jogo colegial do biênio 2021-2022. As tradicionais faculdades de Georgia e Alabama estavam prontas para protagonizar mais uma partida emocionante valendo a belíssima taça da CFP.
- Os Finalistas
Representando a Universidade da Geórgia, o Georgia Bulldogs representa a Divisão Leste da Conferência Sudeste (SEC).
Filiado à NCAA desde 1892, Georgia detém inúmeros títulos de Bowl, como destaque dois títulos do Rose Bowl e, até a decisão de 2022, um título da CFP National Championship.
Com tal currículo, os cachorrões da Geórgia entram como a franquia mais temida do College Football.
Para defender a Universidade do Alabama, o Alabama Crimson Tide também é creditado como um dos Bichos-Papões do College Football.
Com filiação à NCAA desde 1892, Alabama detém um total de 17 Campeonatos Nacionais e 27 títulos da SEC em seus 128 anos de história, além de quatro títulos do Rose Bowl.
Os Elefantes mostram sua grandeza em campo sendo uma das franquias que mais revelam jogadores para o Draft da NFL.
Para quem quer saber mais sobre as divisões do Futebol Americano Universitário, leia a notícia sobre o Rose Bowl 2022:
- O Primeiro Tempo de Jogo
O domínio defensivo das duas equipes foi visto desde o primeiro drive, porém Alabama saiu na frente com o field goal de 37 jardas do kicker Will Reichard. Com a pontuação dos Tides, as equipes de defesa frearam os ataques, e Georgia conseguiu um scoop & score em um sack, mas a jogada foi anulada após revisão.
Logo no início do segundo período, os Bulldogs empataram após percorrer 87 jardas sem marcar TD. Jack Podlesny acerta no meio do “Y” em 24 jardas, 3 a 3. No entanto, um minuto depois, Reichard garantiu mais um FG, de 45 jardas.
A batalha nas trincheiras foi intensa, com vitórias seguidas de ambas as defesas. Assim, os times partiram para os chutes, somando mais três pontos somados e um chute para cada, com 37 jardas para Bama e 49 jardas para UGA, terminando a primeira metade em 9 a 6 sem Touchdowns no CFP National Champioship.
- No Show do Intervalo, o Lançamento do novo clipe da Katy Perry com o DJ Alesso
Assim como no Superbowl, os músicos aproveitam as altas audiências televisivas da Final Nacional do Futebol Americano Universitário para lançar seus novos Hits. Foi o caso da cantora Katy Perry, que exibiu em primeira mão seu novo clipe com Alesso para uma audiência média de 150 milhões de pessoas.
Até o fechamento da matéria, o videoclipe da cantora pop está com 95.158 visualizações, e será tocado nesta sexta, logo após a Superliga Feminina de Vôlei no Sintonia de Sucessos.
- O Segundo Tempo e a Consagração do Georgia Bulldogs
Com o retorno para o segundo tempo, a defesa de Alabama vence novamente o ataque de Georgia, no entanto com a posse, Bryce Young sofreu interceptação de Christopher Smith II. E após mais de 8 minutos de inoperância ofensiva, os Bulldogs conseguiu finalmente marcar o primeiro touchdown do jogo com o Running back James Cook ativando uma big play corrida em 67 jardas, parado na red zone. E, depois de uma falta, Zamir White correu da linha de uma jarda para a terra prometida e colocar Georgia como líder pela primeira vez no jogo: 13 a 9.
Georgia scored the first TD of the game! 🙌 pic.twitter.com/WSHBF7Cj6M
— SportsCenter (@SportsCenter) January 11, 2022
Apesar de Bama tentar buscar o empate, os atacantes pararam na fortaleza formada contra Young, contentando-se apenas com o FG de 21 de Will Reichard ,13 a 12 Georgia.
Em uma terceira para a end zone, o camisa 9 de Alabama acerta passe curto para o tighg end Cameron Latu marcar o Touchdown. Bama arrisca a conversão de dois pontos, mas fracassa e o placar fica em 18 a 13.
BAMA STRIKES BACK AND TAKES THE LEAD!#NationalChampionship pic.twitter.com/G0u8jBWTpA
— ESPN (@espn) January 11, 2022
Após três jogadas, uma big play de 40 jardas entrou na defesa de Alabama e Bennett acertou um lindo passe para a end zone. Adonai Mitchell recebe dentro da terra prometida. Georgia arrisca a conversão, sem sucesso, e a partida ficou por um ponto: 19 a 18.
Stetson Bennett faz uma passe para Brock Bowers, que com os bloqueios, consegue correr para dentro da terra prometida e deixar o placar em 26 a 18 com apenas dois minutos no relógio.
O Desespero bate, e uma big play poderia ser a salvação de Alabama em um fim de jogo marcado por uma posse de bola de diferença. Entretano, Bryce Young teve a sua segunda interceptação da noite, resultando em um retorno para a pick six de Kelee Ringo, que correu 79 jardas para concretizar o fim de um jejum de título nacional de Georgia, que não conquistava desde 1980, por 33 a 18.
WHAT AN ENDING pic.twitter.com/sseEZ19nmo
— Footballism™ (@FootbaIIism) January 11, 2022
Parabéns ao Georgia Bulldogs e a Sua Torcida, que nem pôde terminar a contagem regressiva pq comemorou a Pick Six do Título.
Que venham os Playoffs da NFL, e que sejam tão emocionantes quanto esta temporada do College Football, que volta apenas em Setembro.
HOW BOUT THEM GEORGIA BULLDOGS!!!!! pic.twitter.com/DV0wsJuM5K
— UGA Commit Lou Trilliams (@LemunPeppaStepa) January 11, 2022