O Campeonato Carioca 2025 começa a ser disputado neste sábado e o torneio conta com os últimos três campeões da Libertadores, o atual campeão do Brasileirão, da Copa do Brasil e da Série C. A edição deste ano terá, pela quinta vez consecutiva, o mesmo regulamento.
Os 12 times se enfrentam em turno único, com todas as equipes jogando 11 partidas entre si e os quatro melhores vão para as semifinais da competição, enquanto o primeiro colocado da fase de classificação é consagrado como campeão da Taça Guanabara.
A semifinal será disputada em dois jogos, nos confrontos entre o 1º e o 4º colocados, o 2º e o 3º colocados – com vantagem do empate do time de melhor campanha. A final será em duas partidas, sem vantagem para nenhuma das equipes. O campeão carioca de 2025 será conhecido no dia 9 de março.
Os quatro clubes classificados entre o 5º e o 8º lugares ao fim das 11 rodadas da Taça Guanabara jogarão as semifinais da Taça Rio, que não têm qualquer ligação com as finais do Campeonato Carioca. Apenas o último colocado será rebaixado.
Os clubes podem inscrever novos jogadores até o penúltimo dia útil que anteceder a semifinal do Campeonato Carioca.
Campeões do Campeonato Carioca
Atual campeão, o Flamengo é o maior vencedor da história do estado, com 38 conquistas. O Fluminense vem logo atrás com 33 títulos, seu mais recente foi em 2023. O Vasco da Gama foi campeão 24 vezes, a última vez foi em 2016. O Botafogo venceu o estadual 21 vezes, o último sucesso foi em 2018.
O tradicional América ganhou 7 cariocas, o mais recente em 1960. O Bangu alcançou 2 vezes o topo do estado, em 1933 e 1966. O São Cristóvão levantou a taça também 2 vezes, nas edições de 1926 e 1937. Por fim, o Paissandu conquistou seu único tento em 1912.
Maiores artilheiros da história do Campeonato Carioca
- Roberto Dinamite (Vasco) – 284 gols
- Zico (Flamengo) – 239 gols
- Romário (Vasco, Flamengo e Fluminense) – 233 gols
- Ademir de Menezes (Vasco e Fluminense) – 197 gols
- Nilo (Botafogo, SC Brasil e Fluminense) – 196 gols
- Ladislau da Guia (Bangu e Canto do Rio) – 172 gols
- Carvalho Leite (Botafogo) – 166 gols
- Russinho (América, Vasco, Botafogo e Americano) – 164 gols
- Luizinho Lemos (América, Flamengo, Botafogo e Americano) – 156 gols
- Zizinho (Flamengo e Bangu) – 153 gols
A primeira rodada do Cariocão 2025
- Sábado (11/1) – 16h30 – Nova Iguaçu x Vasco, São Januário – Jogo com transmissão da Sintonia Esportiva
- Sábado (11/1) – 16h – Botafogo x Maricá, Nilton Santos
- Sábado (11/1) – 19h – Bangu x Portuguesa, Moça Bonita – Jogo com transmissão da Sintonia Esportiva
- Domingo (12/1) – 16h Flamengo x Boavista, Baptistão (Sergipe)
- Domingo (12/1) – 16h – Madureira x Volta Redonda, Conselheiro Galvão
- Domingo (12/1) – 19h – Fluminense x Sampaio Corrêa, Moça Bonita – Jogo com transmissão da Sintonia Esportiva
Como chega cada um dos 12 participantes?
Botafogo
Atual campeão brasileiro e da Libertadores, o Botafogo foi abaixo no Carioca de 2024, ficando fora das semifinais, ainda que tenha conquistado a Taça Rio, um torneio visto como “consolação” na dimensão do Glorioso. O clube começa a competição com um elenco alternativo após a disputa da Copa Intercontinental. O grupo principal, que sofreu as baixas de Luiz Henrique e Thiago Almada até o momento, se reapresenta na próxima terça-feira e só deve estrear contra o Fluminense, no dia 29 de janeiro. O Alvinegro ainda não anunciou o substituto do técnico Artur Jorge, que deixou o Botafogo rumo ao Al-Rayyan, do Catar.
Time-base: John; Vitinho, Bastos, Barboza, Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas; Júnior Santos, Savarino e Matheus Martins; Igor Jesus.
Flamengo
Atual campeão carioca e da Copa do Brasil, o Flamengo chega como favorito em função de ter mantido praticamente todo o time titular Ainda sem contratações, a base da equipe por enquanto é a mesma, mas o clube busca um substituto para Gabigol (Juninho, do Qarabag do Azerbaijão, é o alvo) nesta janela. Saíram do elenco: Gabigol e David Luiz após não renovarem o contrato e Fabrício Bruno, vendido ao Cruzeiro. O Rubro-Negro só vai estrear sua força máxima na quinta rodada em função da pré-temporada nos Estados Unidos.
Time-base: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira, Alex Sandro; Pulgar, De la Cruz, Arrascaeta; Gerson, Everton Cebolinha (Bruno Henrique), Plata.
Fluminense
Após emplacar dois títulos estaduais consecutivos, o Fluminense, que chegou em 2024 como campeão da Libertadores, foi eliminado na semifinal para o Flamengo. Para este ano, o Flu conta com a base do ano passado, mas também foi ao mercado em busca de vários reforços. Até o momento, o clube acertou as contratações de Hércules, ex-Fortaleza, Juan Freytes, ex-Alianza Lima, Paulo Baya, ex-Goiás, Lavega, ex-River Plate(URU) , Renê, ex-Internacional, Marcelo Pitaluga, ex-Liverpool, e Canobbio, ex-Athletico-PR. O elenco principal do Flu ganhou férias após o fim do Brasileirão e só voltou aos trabalhos no último dia 8 de janeiro. Com isso, o clube iniciará a competição com jovens da base e peças que não participaram da última rodada do Campeonato Brasileiro, em dezembro.
Time-base: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos (Ignácio) e Gabriel Fuentes; Bernal, Hércules; Arias, Ganso, Serna (Canobbio); Cano (Kauã Elias).
Vasco
De técnico novo, o Vasco vai encarar o Campeonato Carioca como uma oportunidade para Fábio Carille testar peças e dar sua cara ao elenco, mas um título estadual pode ser dar a tranquilidade que o treinador precisa para o início do seu trabalho. O Vasco até o momento anunciou quatro reforços, com o zagueiro Maurício Lemos, ex-Galo, prestes a ser o quinto. Mais jogadores devem chegar até o encerramento da janela de transferências: a diretoria ainda sente falta de ao menos um zagueiro experiente e um ponta. Com o elenco principal ainda em pré-temporada, a expectativa é de que a estreia ocorra somente na quarta rodada, contra o Madureira.
Time-base: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Lucas Oliveira, Lucas Piton; Hugo Moura, Jair, Tchê Tchê; Coutinho, Adson, Vegetti.
Volta Redonda
Time-base: Jean Drosny. Cayo Tenório, Lucas Souza, Luis Caceres e Sanchez; Bruno Barra, Pierre, Luciano Naninho, Chay; MV, Kelvin.
Nova Iguaçu
Atual vice-campeão Carioca, o Nova Iguaçu vai tentar repetir a dose em 2025. O time que fez a campanha histórica do último Cariocão, perdeu alguns destaques, como o atacante Carlinhos, que foi para o Flamengo, e o goleiro Fabrício, que foi para o Inter. Mas a equipe da Baixada Fluminense vai poder contar com remanescentes importantes, como o ponta Bill, o lateral Yan e o meia Xandinho. O técnico Carlos Vitor, o mais longevo do estado, também continuará no comando da equipe à beira do campo. No ano passado, o treinador foi escolhido para a seleção do campeonato. Entre os reforços para esta temporada, estão o centroavante Philippe Costa, de 24 anos, que já teve passagem pelo Goiás e o goleiro Lucas Maticoli, de 27 anos, formado no São Paulo e que jogou no Náutico em 2024.
Time-base: Lucas Maticoli; Yan, Gabriel Pinheiro, Renan, Mateus Müller; Jorge Pedra, Igor Guilherme, João Lucas; Xandinho, Andrey, Philippe.
Boavista
A mais nova SAF do futebol carioca, o Boavista foi sexto colocado ano passado. Para a nova era, o clube comprou terreno para construção de um CT de excelência e pretende chegar a Série B em oito anos, além de mudar seu escudo. O técnico Caio Zanardi, que teve passagens por Palmeiras e Seleções de base, tem peças que ao contrário do visual da equipe, não são tão novas assim para o torcedor. Erick Flores, ex-Flamengo, Matheus Alessandro e Willian Oliveira se mantiveram como destaques, junto dos reforços de Anderson Conceição, ex-Vasco, e Mascarenhas, ex-Fluminense.
Portuguesa
Depois de iniciar com muitas expectativas o ano do centenário, o 2024 da Lusa não acabou como o esperado. Na Série D, após bater na trave e quase conseguir o acesso nos dois anos anteriores, a Portuguesa decepcionou e caiu na terceira fase, para o Maringá. Para 2025, seguem como remanescentes Romarinho, cria do clube e grande ídolo local, além de Lucas Santos e Rafael Silva, ambos ex-Vasco. O principal reforço do time treinado por Evaristo Piza é a chegada do atacante Hélio Paraíba, vindo do Juventus-SC.
Time-base: Vinicius; Joazi, Thomas Kayky, Victor Pereira e MV; Wellington Cézar, João Paulo, Lucas Santos, Romarinho, Rosa; Lohan.
Bangu
Penúltimo colocado no Estadual de 2024, com apenas oito pontos em 11 partidas, o bicampeão carioca da zona oeste fez mais de 20 contratações, incluindo grandes destaques da segunda divisão Carioca como Fabinho Polhão, de 29 anos, jogou últimas duas temporadas por Audax e Serrano, e Macário, de 23 anos, que foi a grande referência do Olaria vice-campeão da Copa Rio e da Série A2 do estado. O técnico será Júnior Martins, de 48 anos, que já foi gerente do clube e assumiu a função de treinador em outras oportunidades.
Time-base: Alexander. Vitinho, Kevin, Yuri, Italo; Castro, Moretti, Rafael Augusto, Lucas Nathan; Rafael Carioca, Macário.
Madureira
Tradicional equipe do subúrbio do Rio, o Madureira busca mostrar o bom futebol do início do Carioca passado sem vacilar na reta final, como ocorreu nos últimos anos. Desde 2021, o Madureira não fica entre os oito melhores colocados. Os time conta com três reforços de peso para disputar pelo menos a Taça Rio. O meia Renato Henrique, que defendia o Retrô-PE, campeão do Campeonato Brasileiro série D no ano passado; o meia Marcelo, destaque do Sampaio Corrêa-RJ na última temporada; e o centroavante Geovane Maranhão, velho conhecido do clube que estava no futebol do Kuwait. O treinador é o português Daniel Neri, que também trabalhou no clube ano passado e teve boas passagens no futebol nordestino, incluindo títulos estaduais consecutivos em 2020, 2021 e 2022 com Salgueiro-PE, Sampaio Corrêa-MA e Sergipe, respectivamente.
Time-base: Mota; Marquinho Carioca, Marcão, Arthur Edeson, Evandro; Lira, Wagninho, Renato Henrique, Marcelo, Minho; Geovane Maranhão.
Sampaio Corrêa
Fundado em 2006, a equipe de Saquarema é a caçula da competição e busca se manter na primeira divisão, como fez ano passado após uma bela arrancada final. O técnico Alfredo Sampaio, que liderou o time na metade do estadual do ano passado, também está de volta. O principal nome da equipe é o ponta Max, de 22 anos, que volta ao clube após jogar a Série A pelo Atlético-GO. Além dele, outros nomes de destaque são o atacante Elias e a volta do meia Rodrigo Dantas, ambos com passagem pelo Botafogo.
Time-base: Zé Carlos; Lucas, Marreta, Thuram, Guilherme; Vançan, Agu, Luan; Pernão, Max e Elias.
Maricá
O Maricá jogará pela primeira vez a principal divisão do Rio de Janeiro após o ano mágico de 2024. A equipe conquistou não só o título na Série A2 como também a Copa Rio, que rendeu ao clube classificação inédita para a Série D do Brasileirão 2025. O técnico é o ex-atacante Reinaldo, velho conhecido do torcedor do Flamengo, que manteve a espinha dorsal do elenco histórico do Maricá. Ponto forte do time ano passado, a defesa segue praticamente a mesma, com o goleiro Dida como destaque e herói dos títulos, mas sem Pablo Thomaz, grande destaque da equipe. O Tsunami da região metropolitana chega motivado para buscar a permanência.
Time-base: Dida; Magno Nunes, Mizael, Sandro e João; Ramon, Bezerro, Walber, Gutemberg; Hugo Borges, Clisman.