Antes de mais nada, Lewis Hamilton deixou claro que não se arrepende de ter trocado a Mercedes pela Ferrari. À primeira vista, suas falas recentes após o GP de Las Vegas sugeriam desgaste interno. Entretanto, ao desembarcar no Catar nesta quinta-feira, o heptacampeão adotou outra postura, ressaltando o compromisso com a escuderia italiana e garantindo entusiasmo para 2026.
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Em primeiro lugar, Hamilton tratou de minimizar seus desabafos. “Não me arrependo da decisão que tomei. Sei que leva tempo para construir e crescer dentro de uma organização. Eu me integrei bem, há paixão e foco para o próximo ano”, afirmou.
Frustrações recentes e declarações de Hamilton fora do contexto
A princípio, a explosão emocional do britânico foi consequência direta de um fim de semana complicado em Las Vegas. Depois de largar em 20º e cruzar a linha de chegada em 10º — posição ajustada para oitavo após as desclassificações de Lando Norris e Oscar Piastri — Hamilton declarou que 2025 era “a pior temporada da vida”. Além disso, à rádio BBC 5 Live, disse não estar ansioso para 2026.
Ainda assim, ele fez questão de contextualizar as declarações. “Isso foi no calor da frustração. Muitas vezes há muita emoção ao final das corridas, especialmente quando elas não são boas. Agora, estou animado para ver o que a equipe vai construir e continuar trabalhando com eles”, explicou.
Resultados abaixo do esperado na Ferrari
Às vezes, o desempenho dentro de pista resume o estado emocional de um piloto. Atualmente, Hamilton ocupa o sexto lugar no Mundial, com 152 pontos. Contudo, ainda não alcançou um pódio desde sua chegada à equipe — jejum de 22 corridas, o maior da história para um ferrarista.
Além disso, mesmo com vitórias em corridas sprint, seu melhor resultado nas provas principais foi o quarto lugar, posição que repetiu na Emilia-Romagna, Áustria, Inglaterra e Estados Unidos.
Do mesmo modo, Charles Leclerc vive dificuldades próprias. Apesar de ter sete pódios em 2025, o monegasco completou um ano sem vitórias em outubro. Por analogia, a Ferrari também amarga o mesmo período sem triunfos, desde o GP do México de 2024, vencido por Carlos Sainz — justamente o piloto que deu lugar a Hamilton.
Visão de Hamilton para o futuro próximo
Posteriormente, Hamilton projetou o GP do Catar e reiterou a evolução do ambiente interno. “Encontramos coesão, há paixão, e estamos focados no próximo ano. Aprendi muito nesses 12 meses”, disse.
Enquanto isso, no Mundial de Construtores, a Ferrari ocupa a quarta posição, com 378 pontos. A Mercedes segue como vice-líder, com 431, e a equipe de Verstappen aparece em terceiro, com 391. Por outro lado, a escuderia italiana ainda se vê pressionada pela disputa interna e pelo forte ritmo das rivais.
Ferrari aposta no novo regulamento de 2026
Nesse sentido, as expectativas para 2026 são elevadas em todo o grid. Afinal, o novo regulamento técnico promete revolucionar carros e motores. Como resultado, a temporada pode redesenhar o equilíbrio de forças entre as equipes.
Além disso, rumores indicam confiança da Ferrari em seu projeto para a nova era. Segundo pessoas próximas ao time, há otimismo quanto ao desempenho do conjunto que estreia no próximo ano.





