A Copa Conmebol Libertadores 2026 não contará com a presença do River Plate, mas terá cinco clubes estreantes na disputa pela competição. Até o momento, 38 das 47 equipes já estão definidas. Assim, o tradicional clube argentino pela primeira vez desde a edição de 2014 marca ausência neste campeonato. Portanto, Los Millonarios terão de disputar a Copa Sul-Americana.
Dentre as equipes que participarão da Libertadores de forma inédita estão o Mirassol, que foi destaque do último Campeonato Brasileiro. Já, entre os argentinos há o Platense e o Independiente Rivadavia. Por fim, o paraguaio 2 de Mayo e o uruguaio Juventud completam a lista. Inclusive, existem ainda as exceções que voltam a competição depois de uma longa espera: Universidad Católica do Equador, que não joga a competição desde 1980; o Coquimbo Unido, do Chile, que disputou apenas uma edição, em 1992; e o também chileno O’Higgins, fora do torneio desde 2014.
Assim, até o fim da temporada no continente outras novidades podem surgir. Então, ainda restam nove vagas abertas em seis países. Sendo assim, a Copa do Brasil decidirá o oitavo representante do país (Vasco, Corinthians, se um dos dois for campeão, ou São Paulo, via Campeonato Brasileiro). Já, a Argentina está na reta final do Torneo Clausura (Racing, Estudiantes e Gimnasia y Esgrima são os candidatos à última vaga na Libertadores). No Chile, a última vaga também virá da Copa nacional (a final será entre Huachipato e Deportes Limache, outro possível estreante). Além disso, faltam três classificados da Colômbia, dois do Equador e um da Bolívia.
Veja os times já classificados para a Libertadores 2026:
Brasil
- Bahia; Botafogo; Cruzeiro; Flamengo; Fluminense; Mirassol e Palmeiras.
Argentina
- Argentinos Juniors; Boca Juniors; Independiente Rivadavia; Lanús; Platense; e Rosario Central.
Bolívia
- Always Ready; The Strongest e Bolívar.
Chile
- Coquimbo Unido; Universidad Católica e O’Higgins.
Colômbia
- Independiente Santa Fé.
Equador
- Independiente del Valle e Universidad Católica.
Paraguai
- 2 de Mayo; Cerro Porteño; Guarani e Libertad.
Peru
- Alianza Lima; Cusco; Sporting Cristal e Universitario.
Uruguai
- Juventud; Liverpool; Nacional e Peñarol.
Venezuela
- Carabobo; Deportes La Guaira; Universidad Central de Venezuela e Deportivo Táchira.
+ Leia mais: Boca Juniors busca contratação de 3 reforços de peso para 2026
Siga o Sintonia Esportiva no Instagram! @SintoniaEsportiva





