Acompanhe nossa rádio online!

Os principais jogos, lutas e corridas ao vivo!

Morre aos 66 anos Adilson Maguila lenda do Boxe brasileiro

Ex-peso pesado faleceu hoje e nos últimos anos sofria com doença degenerativa no cérebro devido à carreira na nobre arte

Por

João Oliveira

Foto: Maguila se preparando para uma luta: Internet

O ex-boxeador José Adilson Rodrigues mais conhecido como Maguila morreu hoje a tarde em São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo. Ele tinha 66 anos de idade e faleceu devido a complicações da ETC, doença também chamada de demência pugilística, consequência das pancadas na cabeça que sofreu ao longo dos 17 anos de carreira nos ringues.

A História de um campeão

Sergipano de Aracaju, Maguila se interessou pela nobre arte aos 14 anos, suas referências eram o brasileiro Éder Jofre e o norte-americano Mohamed Ali. Logo aos 14 anos, o então jovem Adilson foi para São Paulo para ser ajudante de pedreiro. A vida na capital paulista trouxe muitas dificuldades, inclusive a fome

Começou a treinar em 1979, e a primeira luta veio dois anos depois, em 1981. Foi na “Forja de Campeões”, maior evento de boxe do Brasil, que acontece desde 1941, sob o comando do técnico Ralph Zumbano, tio de um de seus ídolos, Éder Jofre.

 

O primeiro título brasileiro veio em 1983, ao vencer Waldemar Paulino, no icônico ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Maguila se manteve no topo da categoria no Brasil e dono do título até 1995. Foi campeão sul-americano pela primeira vez em 1984, ao nocautear o argentino Juan Antonio Figueroa ainda no primeiro round, também no Ibirapuera. Ele manteve o título por 10 anos. Além do título nacional, Maguila também conquistou o cinturão das Américas pelo Conselho Mundial de Boxe (WBC), em 1986, e da América Latina pela Associação Mundial de Boxe (WBA) e pela Federação Internacional de Boxe (IBF), ambos em 1996.

Apesar de não ter conquistado o título por uma das quatro principais organizações mundiais de boxe, Maguila foi o primeiro brasileiro campeão mundial dos pesos-pesados. Em 1995, ele venceu Johnny Nelson, em Osasco, e conquistou o cinturão da Federação Mundial de Boxe (WBF), uma entidade considerada de segunda prateleira.

Mas com certeza, seu ápice foi quando lutou contra os americanos Evander Holyfield e George Formam, dóis dos melhores pugilistas da sua geração. Ambos derrotaram o brasileiro. A popularidade de Maguila era grande durante as décadas de 80 e 90 pois suas lutas eram transmitidas pela Band, quase sempre com narração do saudoso Luciano do Valle (1947-2014) a quem considerava um amigo. Maguila se aposentou em 2000, após ser nocauteado por Daniel Frank, em sua última luta realizada no dia 29 de fevereiro daquele ano.

Maguila lutou por 17 anos. Ele teve 77 vitórias, sendo 61 por nocaute, e sete derrotas. A família não deu informações sobre o velório e enterro do peso pesado

Compartilhe com o seu time!

Sintonize nesse time!

Receba artigos exclusivos sobre o mundo dos esportes!

Mais Notícias

Autor

Logo Sintonia Esportiva

Sintonia Esportiva

Blog Esportivo

No ar desde 1 de novembro de 2020, a Sintonia Esportiva cobre diversas modalidades esportivas e as suas principais competições. Somos formados por profissionais altamente gabaritados e apaixonados por esportes, e também damos oportunidades a quem está se lançando no mercado do mundo esportivo.

Jogos ao vivo todos os dias
Últimas Postagens
Nossos Parceiros!
Nos acompanhe nas redes sociais!