Hoje, dia 12 de Agosto de 2023, o Botafogo celebra uma grande página na sua história. São 119 anos de uma história que junta a magia de jogadores que mudaram o patamar da Seleção Brasileira, com a torcida que se encantou com o alvinegro, e nunca calou seu amor.
O Botafogo de Futebol e Regatas nasce da União
União é o que Marca o Botafogo de Futebol e Regatas, que em 11 de Junho de 1940, uma tragédia marcou a fusão do Club de Regatas e do Football Club vindos do bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro. Os dois clubes se enfrentavam em uma partida de basquete, válida pelo Campeonato Carioca, onde o atleta Armando Albano, do Botafogo Football Club e da Seleção Brasileira, saiu atrasado do trabalho e chegou à quadra com o jogo já no final do primeiro tempo.
Durante o intervalo, Armando se abaixou para pegar uma bola e caiu desfalecido na quadra. Prontamente o jogador foi levado ao vestiário e a partida recomeçou. Porém, após alguns minutos tentando trazê-lo de volta à vida, a notícia de sua morte interrompeu o confronto quando o placar marcava 23–21 para o Football Club.
A decisão de parar o jogo foi tomada pelo Club de Regatas, que abandonou a partida em homenagem a Albano, marcando sua última partida da vida com vitória. Envolvidos em uma profunda atmosfera de comoção, os dirigentes das duas agremiações optaram pela união dos clubes, criando assim o Botafogo de Futebol e Regatas.
Desde então, o Botafogo foi escrevendo uma nova história: Agora com a Estrela Solitária no peito, herdada do time de Remo e honrando suas raízes, o Museu Botafogo será lançado em breve. Veja abaixo, o vídeo promocional do novo espaço que preserva a história do Fogão:
Uma Nova História começa agora! ⭐⚽
O Museu Botafogo vai honrar nossas histórias, ídolos e torcida. Será o templo de uma experiência que irá inspirar as novas gerações de botafoguenses e iluminará nosso futuro com a potência do nosso facho de luz.
Acesse… pic.twitter.com/vb0WmE7Q8e
— Botafogo F.R. (@Botafogo) August 12, 2023
Do Passado ao Presente: O Botafogo vive momentos de glória
Pra quem viu a história recente do Glorioso, poderia até achar que o clube poderia perder sua grandeza. Porém, a SAF gerida pelo americano John Textor vinda após o título da Série B em 2021 e a remontada em seus 118 anos de vida, mudou o cenário em General Severiano.
E apesar da modesta conquista da Taça Rio em 2023, ficando de fora do título Carioca, hoje o Botafogo vive um momento de alegria plena com a Liderança do Brasileirão e com o favoritismo ao Bi da Sul-Americana.
Hoje, o Botafogo entra em campo contra o Internacional (Com transmissão Ao Vivo da Sintonia Esportiva, em parceria com o HFD) com o moral elevado diante de sua torcida.
Esta, que lota as dependências do Nilton Santos nas partidas do Campeonato Brasileiro.
A data fica ainda mais especial com o Nilton Santos lotado! Logo mais tem Fogão! 🔥🤍 #Botafogo119Anos
📸 Vítor Silva/ BFR pic.twitter.com/XM7InB3LRA
— Botafogo F.R. (@Botafogo) August 12, 2023
Mesmo assim, hoje, o Botafogo não contará com a sua maior estrela: Tiquinho Soares.
Exatamente quando o camisa 9 fará um ano defendendo a camisa do Fogo, o Paraibano ainda está em recuperação de torção no joelho sofrida durante a partida contra o Cruzeiro. A lesão aconteceu após o atacante pisar em um buraco presente no Mineirão.
Do Presente ao Futuro: Botafogo próximo de acertar com Diego Costa
Com Tiquinho Soares no Departamento Médico, a diretoria do Botafogo sondou Diego Costa, ex-atacante do Atlético de Madrid, Chelsea e recentemente no Atlético-MG. O jogador de 34 anos deixou recentemente o Wolverhampton-ING, e até o fechamento desta matéria, está sem clube.
Faltam poucos detalhes para finalizar a negociação para reforçar o Alvinegro, que disputou o craque com o Vasco da Gama, que também demonstrou interesse.
O Bota ainda recebeu ofertas de empresários e intermediários do argelino Islam Slimani. O nome agradou, mas as conversas não avançaram.
Caso Diego Costa venha ao Botafogo, Bruno Lage precisaria escolher o campeonato certo para o Hispano-Brasileiro jogar, o qual seria a Sul-Americana. O Glorioso tem vontade de ser campeão internacional novamente, e a rotatividade de Diego com atletas como Tiquinho e Gustavo Sauer seria interessante para manter a equipe competitiva no Brasileirão e na Copa da CONMEBOL.