Na manhã deste Domingo (06/07), foi realizado no mítico circuito de Silverstone, na Inglaterra, a corrida que marca os 75 anos da Fórmula 1. O britânico Lando Norris, da McLaren, foi o grande vencedor do GP da Inglaterra de Fórmula 1.
Resumo da Corrida
A corrida foi marcada pelo caos e pelos acidentes, muitos provocados pela chuva forte que caiu na região das East Midlands, Inglaterra. Porém, apesar das loucuras desde a largada, com Russell, Leclerc, Hadjar, Bortoleto, Bearman e Colapinto retornaram da volta de apresentação aos boxes para calçar pneus de pista seca; o brasileiro da Sauber calçou pneus macios, bem como o monegasco da Ferrari; a corrida se mostrou emocionante e disputada até o fim.
Verstappen conseguiu contornar a primeira curva na frente apesar de uma aproximação inicial de iastri. Norris, por outro lado, seguiu mais atrás sob pressão de Hamilton, que herdou o quarto lugar após Leclerc abdicar da largada para trocar os pneus intermediários.
O heptacampeão seguiu à frente de Pierre Gasly, que herdou três colocações e aparecia em quinto. Quem se deu bem no começo da prova foi Nico Hulkenberg; originalmente 19º, o alemão aparecia em 11º, herdando oito colocações.
+ Max Verstappen pode trocar a Red Bull pela Mercedes em 2026, segundo imprensa italiana
Andrea Kimi Anotnelli aproveitou a interrupção na 3ª volta, para por pneus duros no lugar dos intermediários; com pneus frios na pista úmida, no entanto, ele deslizou para fora do traçado na saída dos boxes, mas sem grandes consequências.
A disputa foi retomada na volta 4; três giros depois, Stroll visitou os boxes para calçar pneus macios, sendo o primeiro dos que permaneceram na pista a fazê-lo.
Norris, de 25 anos largou na terceira posição e terminou na liderança, conquistando 25 pontos importantes para a sequência da temporada.
No segundo lugar ficou o australiano Oscar Piastri, companheiro de Norris na McLaren. Fechando o pódio, a surpresa, o alemão Nico Hulkenberg, que ganhou 16 posições desde a largada e conquistou seu primeiro pódio da carreira, depois de 239 corridas.
O brasileiro Gabriel Bortoleto, apesar de confiante pela última corrida na Áustria, trocou seus pneus antes da largada, perdeu o controle na volta 5. Bortoleto conseguiu voltar para a pista, mas recebeu ordens da Sauber para recolher o carro.
Resultados do GP da Grã-Bretanha com a Vitória de Lando Norris
- LANDO NORRIS (McLaren) – 1h37m15s735
- OSCAR PIASTRI (McLaren) +6s812
- NICO HULKENBERG (Sauber) +34s742
- LEWIS HAMILTON (Ferrari) +39s812
- MAX VERSTAPPEN (Red Bull Racing) +56s781
- PIERRE GASLY (Alpine) +59s857
- LANCE STROLL (Aston Martin) +1m00s603
- ALEXANDER ALBON (Williams) +1m04s135
- FERNANDO ALONSO (Aston Martin) +1m05s858
- GEORGE RUSSELL (Williams) +1m10s674
- OLIVER BEARMAN (Haas) +1m12s095
- CARLOS SAINZ (Williams) +1m16s592
- ESTEBAN OCON (Haas) +1m17s301
- CHARLES LECLERC (Ferrari) +1m24s477
- YUKI TSUNODA (Red Bull Racing) +1 volta.
Abandonaram: Kimi Antonelli (Mercedes), Isack Hadjar (Visa Cash App Racing Bulls), Gabriel Bortoleto (Sauber), Liam Lawson (Visa Cash App Racing Bulls) e Franco Colapinto (Alpine).