A Confederação Brasileira de Futebol, por meio de seu site e redes sociais, publicou o local onde vai acontecer a partida entre Brasil x Bolívia, dia 08 de Setembro de 2023, pela estreia das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026: Será a Arena Mangueirão, em Belém-PA.
Veja abaixo, a nota oficial da CBF, anunciando que o Mangueirão receberá Brasil x Bolívia:
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), informa que a partida entre Brasil x Bolívia, válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo Masculina FIFA 2026, co-sediada por Estados Unidos, Canadá e México, será realizada no dia 8 de setembro, no Estádio Olímpico do Pará – Jornalista Edgar Proença (Mangueirão), em Belém. Este será o primeiro jogo da Seleção na busca pela classificação. A última vez que a Seleção Brasileira Masculina jogou na capital paraense foi em setembro de 2011, pelo Superclássico das Américas, quando venceu a Argentina por 2 x 0.
Com a reforma, o Mangueirão ganhou status de arena, com capacidade para 50 mil pessoas, gramado que segue as especificações da FIFA, sistema de segurança, novas rampas de acesso dos torcedores, além de infraestrutura de serviços como bares e restaurantes, pontos de atendimento médico e estacionamento para 9 mil veículos, entre outras mudanças.
O estádio do Mangueirão teve a aprovação de delegados da Conmebol, após uma inspeção em todas as instalações do local.
“As decisões na atual gestão visam unicamente as melhores condições técnicas e de logística para a Seleção Brasileira. Vamos buscar ao longo dessa eliminatória questões que consideramos prioritárias, como deslocamento dos jogadores, desgaste da equipe, menor distância entre os locais das partidas, infraestrutura que traga conforto e segurança para toda a delegação. Além disso, não será analisado um jogo isoladamente, e sim a melhor composição do conjunto das partidas”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Reforma do Mangueirão
Injetando um orçamento de R$ 160 milhões e com 21 meses de obras, o Mangueirão tem capacidade para 55 mil pessoas após a ampliação, e está apto para receber a chancela de arena padrão Fifa, com condições de receber grandes partidas internacionais.
O Mangueirão ainda não está concluído, pois ainda necessitam ser instalados os anéis olímpicos que foram retirados após a reforma, e também necessita reforçar o serviço de internet que ainda está aquém do esperado por torcedores e pela imprensa, que reclamam da instabilidade da mesma.
Retrospecto da Seleção Brasileira no Olímpico do Pará é positivo
Quando a Seleção Brasileira desembarca na Capital Paraense, nunca sai do Estádio Jornalista Edgard Proença derrotado. Em quatro oportunidades, o Brasil venceu três jogos e empatou um, sendo que levantou taça uma vez. Veja abaixo o retrospecto canarinho em Belém do Pará:
8 de novembro de 1990 – Brasil 0x0 Chile
No Ano de 1990, depois do fiasco da Copa do Mundo na Itália, a Seleção Brasileira comandada por Paulo Roberto Falcão, esteve em Belém para realizar amistoso contra a seleção Chilena, valendo a Taça da Amizade. A partida ficou em 0x0 e o destaque fica para o retorno de Neto (hoje Craque Neto, apresentador da TV Bandeirantes) a Seleção, e de Charles (que não era o Guerreiro) ex-Bahia.
9 de outubro de 1997 – Brasil 2×0 Marrocos
Diferentemente de 2023, em 1997 o Brasil venceu com autoridade a seleção Marroquina por 2 a 0. Como preparação para o selecionado de Zagallo para a copa de 1998, a amarelinha contava com: Taffarel; Cafu (Russo), Junior Baiano, Gonçalves (Cléber) e Zé Roberto; Zé Elias, Émerson, Juninho Paulista e Denílson; Donizete e Dodô (Christian).
12 de outubro de 2005 – Brasil 3×0 Venezuela
Pela última rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006, o Quadrado Mágico formado por Ronaldo, Ronaldinho, Adriano e Kaká encantou os paraenses e goleou a Venezuela por 3 a 0. Carlos Alberto Parreira era o comandante da equipe que tinha esta formação:
Dida, Cafu, Juan, Lucio e Roberto Carlos; Emerson, Zé Roberto (Juninho Pernambucano), Kaká e Ronaldinho Gaúcho (Robinho); Adriano (Alex) e Ronaldo.
28 de setembro de 2011 – Brasil 2×0 Argentina
Em 28 de setembro de 2011, o Mangueirão recebeu mais um grande jogo que entrou para a história do estádio. Trata-se do Superclássico das Américas, disputada por Brasil e Argentina, no qual o Brasil ganhou por 2×0 levantando a taça de Campeão das Américas
Neste jogo que começou a cultura do hino à Capela (quando a torcida canta o hino nacional sozinha). Os gols foram marcados por Lucas Moura e Neymar.