ODe acordo com o jornalista Gabriel Vaquer, ao portal F5, a empresa de streaming da VIACOM, Paramount+ enfrenta uma crise financeira, e tem tido baixo retorno com torneio em outros países. Mesmo lucrando no Brasil, a Paramount não consegue equacionar as contas.
A alegação da Paramount+ é que a empresa vive um momento difícil. Os pagamentos para a Conmebol estão em dia, mas o torneio só tem tido bom retorno financeiro no Brasil e na Argentina.
Em outros países do continente porém, onde a empresa americana também tem os direitos para mídia aberta, o retorno tem sido muito abaixo do esperado, visto que as transmissões acontecem em sinal aberto pela Pluto TV. A arrecadação nos dois países principais não é o suficiente para evitar o prejuízo na região com o evento.
Com isso, a empresa vê apenas duas saídas: Ou devolver os direitos para a Conmebol nos países sul-americanos que detêm prejuízos (Brasil e Argentina não estão envolvidos), ou devolver os direitos totais ao final da edição deste ano.
A notícia cai como uma bomba para o Paramount+ Brasil, que investiu em profissionais renomados
Desde a aquisição dos Direitos da Libertadores e da Sudamericana, a Paramount Brasil investiu na contratação de narradores, comentaristas e repórteres que são comandados por Edu Zebini, notório por consolidar os debates esportivos de Milton Neves na TV Record (Terceiro Tempo e Debate Bola), e por ser Vice-Presidente de Conteúdo do Fox Sports Brasil.
Nivaldo Prieto e João Guilherme deixaram a ESPN para entrar no projeto, assim como a ex-Desimpedidos Alê Xavier. No Time de Comentaristas, Paulo Vinícius Coelho deixou a Globo para integrar a Paramount, junto com o também ex-ESPN Jorge Nicola. Em 2024, a emissora também reforçou o quadro de comentaristas, com a presença de Marília Ruiz, Celso Cardoso e Carlos Ceretto.
André Cavalcante, Jackson Pinheiro, Janice de Castro, Alexandre Oliveira e Lizandra Trindade são os repórteres que fizeram parte do time Paramount+. Os Narradores Raony Pacheco, Fernando Camargo , João Paulo Cappelanes e Henrique “Chico” Pedrotti também prestaram serviços como Freelancers e fizeram parte do quadro de colaboradores.
Um investimento forte, digno de transmissões de Copa do Mundo, porém, caíram por terra por causa das quedas de transmissões que aconteciam frequentemente no primeiro ano de contrato. Isto resultou no fim da parceria do streaming Paramount+ com a Livemode.
Os profissionais do esporte serão ressarcidos com a multa rescisória, caso houver rompimento de contrato da Paramount com os produtos da CONMEBOL. Todavia, a VIACOMCBS Brasil já afirmou em comunicado que não responde rumores de assuntos internos.
Em Vídeo Extra, Allan Simon fala dos riscos de uma volta da CONMEBOL TV
Em edição extra, o colunista do UOL, Jornalista e YouTuber Allan Simon alertou sobre as, mesmo mínimas, possibilidades, de Globo, Disney, Warner Bros. Discovery e até mesmo a Cazé TV adquirir os direitos. Entretanto, o problema está no fato dos direitos serem restritos à Serviços Pagos, e por ter que correr contra o tempo, os direitos da Libertadores e da Sudamericana podem voltar a estar presentes em projetos como a Conmebol TV.
O serviço veio para suprir os pacotes secundários da Libertadores, que até 2019 pertenciam ao Grupo Globo, da Recopa e da Sul-Americana, que à Época pertenciam ao DAZN. Veja o vídeo abaixo: