Uma bomba pode sacudir o futebol do Rio nos próximos dias. Nenhum membro da diretoria do clube nem pessoas próximas confirmam, mas, segundo informações oriundas dos corredores das Laranjeiras, o Fluminense estaria negociando a contratação de Renato Augusto, visando a disputa da próxima Taça Libertadores da América. O jogador, inclusive, já teria acertado o tempo de contrato e a questão salarial seria a única pendência para o acordo ser oficialmente sacramentado.
Carioca nascido no tradicional bairro da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, Renato Augusto tem 33 anos e iniciou a carreira na base do Flamengo. Em 2008, transferiu-se para o Bayer Leverkusen, ficando por lá até 2013, quando retornou ao Brasil para defender o Corinthians. Nos dois primeiros anos pelo Parque São Jorge, conviveu com uma série de lesões e demorou a se firmar, o que aconteceu com a chegada de Tite, em 2015. A partir daí, cresceu bastante de produção e virou peça fundamental para o título do Campeonato Brasileiro daquele ano por parte da equipe paulista.
Naturalmente, tanto destaque despertou a atenção de clubes do exterior, e Renato Augusto quase foi negociado com Schalke 04. Finalmente, em janeiro de 2016, o jogador acabou aceitando uma proposta financeira irrecusável para jogar pelo Beijing Guoan, da China, seu atual clube. No último dia 04 de março, porém, a federação de futebol local determinou a liberação de jogadores brasileiros que atuam naquele país, devido ao fato de o Brasil ser o epicentro da pandemia da Covid-19. Com isso, o meia está, teoricamente, livre para negociar no mercado.
Pela Seleção Brasileira Principal, disputou a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, e marcou o gol da derrota de 2 a 1 para a Bélgica, na partida que marcou a eliminação do time canarinho nas quartas-de-final do torneio. Dois anos antes, porém, fez parte do grupo que, no Maracanã, bateu , nos pênaltis, a Alemanha por 5 a 4 e conquistou a inédita medalha de ouro do torneio de futebol olímpico.
Se Renato Augusto é especulação, nomes como os dos zagueiros David Duarte, David Braz, do meia Jean Pyerre e dos atacantes Matheus Babi se tornaram públicos. Desses, o apoiador é o caso mais complicado, pois o Grêmio, com quem tem vínculo, só deseja uma saída através de compra em definitivo. Os demais têm grandes chances de desembarcar nas Laranjeiras.