Após longa negociação e conversas para convencer o jogador a voltar ao Brasil, o São Paulo anunciou na tarde desta segunda (23), o retorno de Oscar ao Tricolor Paulista.
O jogador de 33 anos chega ao São Paulo após encerrar sua passagem de oito anos pelo futebol chinês e assinou um contrato de três anos com o time do Morumbis.
A diretoria está em busca um parceiro para arcar com o alto salário do jogador, porém está confiante que conseguirá usar o dinheiro do clube, devido aos cortes que serão feitos na folha salárial para 2025. O meia, junto de Lucas Moura, receberá o maior salário do elenco tricolor.
Segundo à informação do setorista Alexsander Vieira, Lucas foi um fator essencial para a contratação de Oscar. O camisa 7 conversou diretamente com o meia sobre algumas questões familiares que o ajudaram a ser convencido a voltar ao Tricolor.
Foto: Instagram / Oscar Emboaba
Processo contra o Tricolor
O meia de 33 anos terá a chance de se redimir com a torcida tricolor após ter sua história e imagem manchadas devido ao processo movido contra o clube. Vindo de Cotia, base do clube, Oscar deixou o São Paulo em 2010 após mover um processo contra o clube e assinou com o Internacional. No processo, o estafe do jogador alegou que ele teria sido coagido a assinar um contrato de cinco anos aos 16 anos, o que é proibido pela FIFA, que permite renovações de até três anos. Além disso, o jogador alegou que estava com salários e FGTS atrasados desde 2008.
Após dois anos e meio e muitos capítulos na disputa judicial entre os clubes e o atleta, o São Paulo e o Internacional chegaram a um acordo e o Colorado pagou R$ 15 milhões ao Tricolor pela transferência do jogador.
Carreira
Após sua polêmica saída do São Paulo, Oscar assinou com o Internacional de Porto Alegre, onde conquistou a Libertadores em 2010 e a Recopa Sudamericana em 2011. Depois de dois anos no Inter, o meia foi vendido ao Chelsea por cerca de 32 milhões de euros, à época, a maior transferência da história do futebol brasileiro.
No clube de Londres, Oscar foi muito vencedor, conquistou dois títulos da Premier League, uma taça da Liga da Inglaterra e uma Liga Europa. Após 5 anos na equipe, Oscar foi vendido ao Shanghai Port, da China, por 60 milhões de euros.
No time chinês, Oscar disputou oito temporadas e ganhou cinco títulos, se despedindo da equipe com o bicampeonato da liga nacional. Pelo clube, disputou 248 jogos, marcou 77 gols e deu 141 assistências.
Aos 33 anos e após 12 temporadas fora do Brasil, Oscar retornará ao clube que foi revelado, o São Paulo, com um contrato de três anos.