Estados Unidos – Neste Domingo (1) foram realizados 14 jogos da rodada da semana 17 da NFL. Com isso, o resumo da rodada será dividido em duas partes, com os destaques dos jogos das 15h nesta primeira parte, e o restante das partidas, além do Monday Night Football, finalizando o giro de notícias na parte final.
O grande destaque dos jogos da tarde do primeiro dia do ano de 2023 vai para o “GOAT” Tom Brady e seus companheiros de Tampa Bay Buccaneers que, mesmo após sofrer um touchdown no início do último período e ver o placar chegar em 21 a 10 para o Carolina Panthers, conseguiram uma grande virada em dois drives, garantiram a vitória por 30 a 24 e, de quebra, o título da divisão NFC Sul e a classificação direta para os playoffs.
Jogando em casa, os Buccaneers não tiveram um começo muito bom, com erros e desperdícios de oportunidades. No segundo período, os Panthers continuaram aproveitando suas chances e abriram 14 a 0 com outro passe para touchdown do seu quarterback Sam Darnold. Faltando menos de 3 minutos para o fim do primeiro tempo, Tom Brady conectou passe para Mike Evans anotar o touchdown e, com um field goal de Ryan Succop, as equipes foram para o intervalo com o time da Carolina do Norte vencendo por 14 a 10.
Na volta do intervalo, ambas equipes focaram bastante em seus setores defensivos, e nenhum dos dois times pontuou até o fim do terceiro período. Porém, logo no começo dos 15 minutos finais, o QB Sam Darnold voltou a dar um passe para touchdown e ampliou o placar para os Panthers em 21 a 10. Foi aí que a lenda dos Bucanneers mostrou que nao é considerado o melhor de todos os tempos à toa. Em dois drives que, somados, não duraram nem cinco minutos, o quarterback mais famoso da história encontrou, nas duas jogadas, o wide receiver Mike Evans com passes longos que terminaram em touchdown (o terceiro TD da dupla no jogo) e ainda converteu o passe para os dois pontos extras, deixando Tampa Bay com a vantagem de 24 a 21. Pra coroar a atuação, Brady ainda marcou um touchdown ele mesmo, com a velha jogada do quarterback sneak, e deu números finais à sua equipe. Mesmo descontando com o field goal de Eddy Pinero, faltavam menos de um minuto, e o jogo terminou em 30 a 24 para o time da casa.
Em Nova York, os Giants venceram com facilidade por 38 a 10 o Indianapolis Colts e, pela primeira vez em seis anos, garantiram sua vaga na pós-temporada da Liga de Futebol Americano. O destaque fica para o QB da equipe da casa Daniel Jones, que conectou dois passes para touchdown e ainda anotou mais dois touchdowns em corridas.
Já no estado de Massachusetts, o New England Patriots conquistou um importante triunfo contra um concorrente direto pela vaga nos playoffs, o Miami Dolphins, por 23 a 21, e chegará na última rodada da temporada regular dependendo apenas de si para alcançar a classificação, porém vai enfrentar a fortíssima equipe do Buffalo Bills e podem acabar de mãos abanando. O retorno de interceptação para touchdown do safety dos Patriots Kyle Dugger fez o Gillete Stadium ir ao delírio.
Por fim, um lance que deixou toda a comunidade da NFL apreensiva. No jogo entre Philadelphia Eagles e New Orleans Saints, o defensive end dos Eagles Josh Sweat, ao tentar dar um tackle, acabou acertando de cabeça o fullback adversário Adam Prentice. Sweat caiu e não se movimentou durante algum tempo, e logo os médicos entraram para atende-lo. Ele foi retirado de maca e encaminhado ao hospital. Os saints venceram o jogo por 20 a 10, e agora o time da Filadélfia precisa vencer os Giants na última rodada para se garantir nos playoffs.
Semana 17 da NFL
Resultados dos jogos das 15h de Domingo – 1 de Janeiro de 2023
Arizona Cardinals – 19 x 20 – Atlanta Falcons (Mercedes-Benz Stadium, Atlanta)
Chicago Bears – 10 x 41 – Detroit Lions (Ford Field, Detroit)
Denver Broncos – 24 x 27 – Kansas City Chiefs (GEHA Field at Arrowhead Stadium, Kansas City)
Miami Dolphins – 21 x 23 – New England Patriots (Gillette Stadium, Foxboro)
Indianapolis Colts – 10 x 38 – New York Giants (MetLife Stadium, Duke University)
New Orleans Saints – 20 x 10 – Philadelphia Eagles (Lincoln Financial Field, Filadélfia)
Carolina Panthers – 24 x 30 – Tampa Bay Buccaneers (Raymond James Stadium, Tampa)
Cleveland Browns – 24 x 10 – Washington Commanders (FedExField, Landover)
Jacksonville Jaguars – 31 x 3 – Houston Texans (NRG Stadium, Houston)