Nos jogos dos brasileiros pelas quartas de final da Libertadores, ao todo, 18 taças entraram em campo. Por coincidência, três tricampeões pelo o Brasil estão na competição na busca pelo tetra da competição: Palmeiras, São Paulo e Flamengo.
Na quarta-feira, o Palmeiras, campeão em 99, 20 e 21, foi até Buenos Aires visitar o poderoso River Plate, no gigantesco Monumental de Núñez. A equipe argentina, vencedora de quatro edições da Copa, contou com mais de 80 mil torcedores em seu estádio, mas viu o Palmeiras abrir 2 a 0 ainda no primeiro tempo, com Gustavo Gómez e Vitor Roque. O River foi valente e diminuiu o prejuízo com Martínez Quarta no final do jogo, por isso segue tudo aberto para o segundo jogo na capital paulista.
Ontem, os outros tricampeões entraram em campo: São Paulo, campeão em 92, 93 e 05, e Flamengo – 81, 19 e 22. A equipe paulista enfrentou o time da LDU, tradicionalíssima equipe equatoriana, vencedora da competição na edição de 2008, em cima do Fluminense, saindo campeã de “uma das maiores festas da história do Maracanã” – como algumas pessoas denominam aquele pré-jogo no fatídico dia. Depois do jogo, apenas a torcida equatoriana festejou, mas isso não vem ao caso agora. O fato é que o São Paulo levou na bagagem de volta para casa um 2 a 0 – Bryan Ramírez e Estrada. Agora, terá que reverter esse resultado se quiser continuar sonhando com o tetracampeonato.
O último a entrar em campo, por coincidência, também foi o último a se tornar tricampeão. O Flamengo enfrentou, no Maracanã, outro tradicionalíssimo clube da América do Sul: o Estudiantes de La Plata, que traz consigo quatro títulos da competição. A equipe rubro-negra abriu o placar com apenas 15 segundos de jogo, com o artilheiro Pedro. O segundo gol, também marcado no início da partida, aos 9 minutos, foi de Varela, após lindo voleio.
Tudo parecia se encaminhar para uma goleada e para o encaminhamento às semifinais da competição. Porém, o problema é que a equipe argentina conseguiu controlar a partida e, após a expulsão do jogador Plata, do Flamengo, no final do jogo, os hermanos se lançaram ao ataque, aproveitando a vantagem numérica e diminuindo para 2 a 1, com Carillo. Contudo, o que parecia encaminhado ficou tudo aberto e com um gostinho amargo.
Assim, a busca pelo tetra continua aberta, os três tricampeões pelo Brasil têm totais condições de vencer seus obstáculos e conseguir, quem sabe, uma classificação tripla.
Leia também: Botafogo 2025: Quando a temporada acaba antes de começar
Siga nosso Instagram: @sintoniaesportiva