O Fla-Flu do último dia 6 de fevereiro pelo Campeonato Carioca, partida que acabou com a vitória tricolor por 1 a 0, acabou, literalmente, virando assunto no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ). Por conta de casos de intolerância, os dois clbes acabaram sendo indiciados pel órgão e correm o risco de sofrerem graves punições.
Na última quinta-feira, o promotor André Valentim ofereceu denúncia contra o Flu. Segundo o jurista, a equipe das Laranjeiras tem de provar a inocência da acusação de insultos racistas ao atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, do Flamengo, quando este se dirigia aos vestiários após o fim do primeiro tempo do clássico. Nesta sexta, foi a vez da presidente do TJD-RJ, Renata Mansur, abrir investigação por conta da divulgação de um vídeo no qual a torcida rubro-negra canta gritos homofóbicos aos tricolores.
Veja, abaixo, os melhores momentos do clássico e observe as duas situações que levaram a dupla Fla-Flu aos tribunais.
https://youtu.be/uW0CsWfV17E
Torcida do #Fluminense provoca Gabigol na saída para o vestiário. A reposta do atacante do #Flamengo? Pediu que provocassem mais. @s1_live pic.twitter.com/B35gWXkvJA
— Isabelle Costa (@bellexcosta) February 6, 2022
Alô @Oficial_STJD, o Fluminense foi punido por cantos homofóbicos no jogo contra o Internacional. Ontem, a torcida do Flamengo entoou isso aqui em alto e bom som. Serão punidos também, né?
pic.twitter.com/1WkN8h9XJP— Paulo Cezar Filho 🇺🇦🙏 (@pcfilho) February 7, 2022
Sendo condenadas, as duas agremiações poderiam, dentre outras penalidades, perder pontos. Dependendo das últimas rodadas da fase classificatória do Estadual do Rio de Janeiro, o Vasco, nesse caso, seria o maior beneficiado.