Foi dramático, suado, difícil, e o tabu de Argentinas e Sul-africanas segue na Copa do Mundo Feminina
Não foi hoje que acompanhamos a História mudar diante de nossos olhos. Em um jogo que foi dominado pela África do Sul no primeiro tempo e em parte do segundo tempo, as Argentinas reagem na segunda parte, principalmente com a entrada de Yamila Rodríguez, e busca o empate de forma heroica, adiando assim a primeira conquista de uma vitória na Copa do Mundo Feminina de ambas as seleções.
A cidade de Dunedin, na Nova Zelândia, foi testemunha de uma grande atuação de Linda Mothallo e Thembi Kgatlana, que além de marcar os tentos das Banyana Banyana, foram responsáveis pelo alto volume ofensivo da equipe africana no primeiro tempo.
No entando, também presenciaram uma reação meteórica das argentinas, que em cinco minutos, viram um golaço de Sophia Braun, de fora da área e outro de Romina Nuñez. Com o resultado, as equipes somaram seus primeiros pontos na competição.
Um Primeiro tempo de luz para as Banyana Banyana, e de desespero para a Argentina
Mesmo com o domínio da seleção da Argentina na posse de bola (60% x 40%), as comandadas de Germán Portanova não ameaçaram o gol de Kaylin Swart.
Muito ao contrário, as Sul-africanas que encurralaram as argentinas na defesa e quem tiveram as melhores chances da primeira metade da partida.
Rápidas nos contra-ataques, as Banyana Banyana marcaram com Mothallo, em uma bela jogada de velocidade construída pela direita, validada após análise do VAR.
Após ficar atrás no placar, a Argentina ameaçou o gol da África do Sul com Gramaglia, que fez boa jogada pela direita e cruzou na área, mas a bola foi direto para o gol e bateu na trave. Dando assim números finais aos primeiros 45 minutos.
Can #RSA hold on for their first #FIFAWWC win? 🤔
— FIFA Women's World Cup (@FIFAWWC) July 28, 2023
No Segundo tempo, a Garra das Argentinas fez a diferença
Quando começou o segundo tempo de partida, a África do Sul continuou melhor no jogo, sufocando a Argentina nos contra-ataques e com as linhas adiantadas ao meio-campo.
No primeiro minuto, Kgatlana desperdiçou grande chance, onde Seoposenwe arranca pelo lado direito, cruza rasteiro para Kgatlana, que finaliza para fora. África do Sul segue levando perigo, não só na bola, mas também em jogadas mais duras, com Biyana acertando o braço no rosto de Bonsegundo. As jogadoras da Argentina até pediram a expulsão da jogadora da África do Sul, mas a árbitra neozelandesa Anna-Marie Keighley resolveu na conversa.
A atacante se redimiu e ampliou a vantagem aos 20 minutos, após bela jogada de Seoposenwe, onde ela rouba a bola, avança pela direita, cruza rasteiro na área, e Kgatlana empurra para o fundo das redes. A camisa 11 é uma das melhores jogadoras em campo e coroa a boa atuação que vem tendo. África do Sul amplia!
We up besties! 🤩#BeyondGreatness pic.twitter.com/hRpvyNvTRX
— Banyana_Banyana (@Banyana_Banyana) July 28, 2023
Quando o jogo parecia dominado, a Argentina diminuiu aos 28 minutos em um golaço de Sophia Braun. Tudo começou quando Ramalepe afasta mal da área, a bola sobra na intermediária para Braun, que domina e finaliza no ângulo, sem chances para Swart. Um dos gols mais bonitos da Copa do Mundo 2023 até aqui. Argentina desconta.
Never miss a moment!
— FIFA Women's World Cup (@FIFAWWC) July 28, 2023
Cinco minutos depois, a Argentina é quem sufoca a África do Sul. Mila Rodríguez avança pela direita, cruza na área, e Romina Núñez cabeceia para marcar e empatar o jogo. A atacante estava livre de marcação e só precisou desviar para deixar tudo igual no placar.
Five minutes.
Two goals.
A #FIFAWWC thriller. pic.twitter.com/8GaDijNjys— FIFA Women's World Cup (@FIFAWWC) July 28, 2023
No fim das contas, as duas seleções podem dar adeus à Copa do Mundo
O empate não foi bom para ninguém. As duas equipes, que nunca ganharam em uma Copa do Mundo Feminina, somam um ponto na competição e ocupam as últimas posições do Grupo G. Suécia e Itália, com três pontos, estão em primeiro e segundo, respectivamente, e se enfrentam nesta madrugada de sexta-feira.
E lembrando que, neste sábado, a partir das 5h da manhã, tem França x Brasil, Ao Vivo na Rádio Sintonia Esportiva, não perca!