O Vasco encara o Fluminense nesta quarta-feira (7), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pelo Campeonato Carioca. Além de buscar um bom resultado no clássico, o time cruz-maltino tenta melhorar seu histórico recente na capital federal, onde possui um aproveitamento discreto de 44% nos últimos dez anos.
De acordo com dados do Espião Estatístico, o Vasco disputou 12 partidas no Mané Garrincha desde 2015, com quatro vitórias, quatro empates e quatro derrotas. O último jogo no estádio ocorreu em setembro de 2023, quando a equipe foi derrotada pelo Palmeiras por 1 a 0, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Histórico em clássicos e goleadas sofridas
O retrospecto vascaíno em clássicos no Mané Garrincha também apresenta números equilibrados. Foram cinco partidas, com uma vitória, três empates e uma derrota. O único triunfo foi justamente contra o Fluminense, em 2019, pela Taça Guanabara, quando venceu por 1 a 0, com gol de Yago Pikachu.
Por outro lado, o Vasco já sofreu algumas derrotas expressivas em Brasília nos últimos anos. Em três ocasiões, a equipe levou quatro gols em um mesmo jogo:
2015: Vasco 0 x 4 São Paulo (Brasileirão)
2018: Vasco 1 x 4 Corinthians (Brasileirão)
2019: Vasco 1 x 4 Flamengo (Brasileirão)
Motivo da partida em Brasília
O jogo contra o Fluminense será disputado longe do Rio de Janeiro por um acordo feito no início de 2024 entre a SAF do Vasco e a Metrópoles Sports, organizadora da partida. No ano passado, a gestão de Lúcio Barbosa negociou dois mandos de campo com a empresa, sendo um deles o duelo contra o Palmeiras, já realizado em 2023.
Inicialmente, o segundo jogo seria contra o Fluminense pelo returno do Brasileirão 2024, mas a nova gestão de Pedrinho conseguiu alterar a partida para o Estádio Nilton Santos, priorizando questões esportivas. Assim, um novo acordo foi feito para que um jogo do Carioca fosse disputado em Brasília, quitando a pendência para 2025.
Agora, o Vasco busca escrever uma nova história no Mané Garrincha e somar três pontos diante do rival tricolor.