O Mirassol trabalha com a certeza de que irá disputar sua primeira competição internacional em 2026. O clube está em quarto lugar com 63 pontos na tabela do Brasileirão Série A faltando três rodadas para o fim do torneio. Se garantir a posição, o time paulista ganha vaga no principal campeonato do continente. Porém, a equipe terá de se adequar as exigências da Conmebol para poder competir na Libertadores.
O estafe do clube com as cores amarela e verde sustenta o discurso de foco máximo nessa reta final de Brasileirão. Mas, nos bastidores já há um planejamento pensando na nova competição que terá pela frente ao longo da próxima temporada. Assim, entenda abaixo o que o Mirassol precisa cumprir para jogar a Libertadores do ano que vem, além da classificação pelos resultados esportivos na Série A.
Capacidade do estádio
Tendo capacidade para quase 15 mil pessoas, o Maião atende as regras das partidas da Pré-Libertadores até a conclusão da fase de grupos do torneio. O mínimo para essas fases são estádios com 7,5 mil e 10 mil torcedores, respectivamente. A situação muda a partir do mata-mata. Para oitavas e quartas de final, a capacidade mínima exigida é de 20 mil pessoas. Na semifinal, a regra passa para 30 mil. Porém, nada impede que o Mirassol mande seus jogos em outros estádios.
Time feminino
A principal entidade do futebol sul-americano obriga que as equipes que disputarem a Libertadores e a Sul-americana preservem ou associem-se a uma equipe feminina ativa. O clube já se adiantou quanto a isso e determinou a criação de um time para 2026. Inclusive, há a alternativa de uma parceria com clubes da região. Caso monte uma equipe própria, ela deve iniciar nas divisões de acesso tanto no Campeonato Paulista quanto nacionalmente.
Aeroporto próximo
O requisito da Conmebol considerado o mais difícil de ser atendido é a existência de um aeroporto internacional num raio de 150 quilômetros do estádio que receberá as partidas. Entretanto, esta é outra providência em andamento. O aeroporto Eribelto Manoel Reino, em São José do Rio Preto, a cerca de 15 quilômetros de Mirassol, iniciou o processo de internacionalização antes mesmo da provável classificação do clube na Libertadores. Para isso acontecer, não será preciso realizar transformações estruturais no aeroporto, bastando adequações operacionais e logísticas. Além disso, a liberação seria temporária e exclusiva com direção aos voos fretados para a competição.
+ Leia mais: Flamengo anuncia FanFest no Maracanã na final da Libertadores
Siga o Sintonia Esportiva no Instagram! @SintoniaEsportiva





