A unificação de LIBRA e LFU começa a avançar, e a Liga Brasileira de Futebol pode sair do papel o mais breve possível.
As duas ligas atuais estão nas últimas fases de negociação para unificar a liga do futebol brasileiro. Os clubes deram o aval e se aproximam de um acordo, restando apenas a assinatura para que os times consigam organizar o Campeonato Brasileiro sem a interferência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), assim como acontece na Premier League, La Liga, Ligue 1 e Bundesliga, por exemplo.
A notícia veio através do jornal “O Estado de São Paulo”
Segundo o jornal ‘Estadão’, neste momento já está nas mãos dos executivos da Libra (Liga do Futebol Brasileiro) e da LFU (Liga Forte União) um documento pronto, só aguardando a assinatura.
No papel, consta que o Brasileirão 2026 ainda será gerido pela CBF. Porém, a partir de 2027, 40 clubes das Séries A e B do futebol brasileiro darão o ‘pontapé inicial’ no ‘novo Brasileirão’.
+ FÓRMULA 1: Max Verstappen pode trocar a Red Bull pela Mercedes em 2026, segundo imprensa italiana
As duas entidades já trocaram documentos e agora trabalham ajustes finais no estatuto. A expectativa é que a união seja oficializada nas próximas semanas, consolidando um novo modelo de gestão dos clubes no Brasil.
+ Jornalista afirma: Flamengo deseja vender Pedro
A Liga também será responsável pela arbitragem, alvo de tantas críticas atualmente. Inicialmente, a ideia é que a CBF auxilie neste quesito, mas o objetivo é que os clubes se tornem independentes no futuro. Há plano de criação de um fundo para investir nos juízes, tanto em tecnologia quanto em pessoal. Já o calendário do futebol também é um dos pontos, passando pela redução dos estaduais.