Acompanhe nossa rádio online!

Os principais jogos, lutas e corridas ao vivo!

Corinthians feminino e seu projeto que deu os frutos que ajudaram a modalidade crescer ainda mais

Com mais um título incontestável brabas consolidam ainda mais seu nome na história do futebol brasileiro

Por

João Oliveira

Corinthians como de costume, conquistou mais uma vez o Brasileirão Feminino sobre o São Paulo por 2 a 0 ontrm na Neo Quimica Arena . As Brabas cravaram seu 6º título na história, sendo um pentacampoeonato nacional desde a tempoorada 2020, Além de uma hegemonia estadual e continental. Mas qual é ou quais são os sevgrados dessa supremacia enorme na modalidade?? Essa reportagem tenta mostrar alguns pontos importantes de que fizeram do Timão a potência no futebol feminino brasileiro e sul-americano.

As Orígens

Esse investimento do Corinthians no futebol feminino não é de hoje. O projeto se iniciou no final dos anos 90, mais precisamente, em 1997.  Uma das principais jogadoras do período inicial da equipe foi Milene Domingues, conhecida como a rainha das embaixadinhas, que ficou no clube de 1997 até 2001, quando se transferiu para o futebol europeu. Essa primeira fase do projeto, foi interrompida em 2009 e não rendeu as glórias do atual momento.

A modalidade ficou paralisada por sete anos até 2016, e durante esse período outras equipes dos futebol paulista como o Santos tendo a base da seleção na época com Marta e Cristiane passaram pelo peixe e o clube foi chegando a ter onze atletas convocadas de uma só vez e o São José se mantiveram competitivas e bem sucedidas com títulos nacionais e internacionais. Com o sucesso dos rivais e o potencial da modalidade a ser explorado, o Corinthians anunciou o retorno à categoria em janeiro de 2016, através de uma parceria com o Grêmio Osasco Audax. A parceria durou dois anos e estabeleceu as primeiras grandes conquistas do time. já nesse primeiro ano de retorno, levaram a Copa do Brasil daquela temporada.

Domínio total no Brasil

Desde então, sob o comando da diretora Cris Gambaré, ex-conselheira do clube e com uma gestão independente, o clube foi gaugando deu espaço na modalidade, sendo um clube 100% indempedente rompendo a parceria com Audax em 2018.

Em 18 de Setembro de 2019, a equipe alcançou o feito de 34 vitórias consecutivas, um recorde mundial, entre times masculinos e femininos. Antes, o recorde mundial pertencia ao time masculino The New Saints, do País de Gales, com 27 vitórias consecutivas. No futebol brasileiro, o recorde pertencia anteriormente ao time masculino do Coritiba, foram 24 resultados positivos em 2011.

O feito foi reconhecido momentaneamente pelo Guinness World Records. No entanto, uma sequência anterior da equipe feminina do  Lyon, com 48 vitórias consecutivas não havia sido reconhecida. O clube francês detém o atual recorde do Guinnees. Apesar da sequência de vitórias ter sido interrompida, o clube permaneceu 48 jogos sem perder; contudo, a invencibilidade da equipe terminou após um revés para o São Paulo em 29 de fevereiro de 2020.

No ano passado, o clube se tornou o primeiro a vencer quatro títulos em uma mesma temporada na modalidade: a Supercopa do Brasil, o Campeonato Brasileiro, a Libertadores e o Campeonato Paulista. Foi eleito 3° melhor clube do mundo pela IFFHS nesse ano, novamente o melhor do continente americano. Foi também o ano de despedida do técnico Arthur Elias do comando da equipe, sendo o escolhido para assumir a Seleção Brasileira após a demissão de Pia Sundhage. O treinador dirigiu o Corinthians até a vitória na final da Libertadores contra o Palmeiras, com Rodrigo Iglesias dirigindo o time nas finais do Paulista, conquistando o título em cima do São Paulo, com um placar agregado de 5 à 3. Após o fim do campeonato paulista, o clube anunciou Lucas Piccinato como novo treinador da equipe.

No ano de 2024, o Corinthians iniciou o ano levantando a taça da Supercopa do Brasil sobre o Cruzeiro, conseguindo assim o tricampeonato. Após a vitória por 3-0 sobre o Grêmio na estreia no Brasileirão no dia 18 de março, dois dias depois, no dia 20, foi anunciado que Cris Gambaré estava deixando o Corinthians para assumir o cargo de coordenadora técnica das Seleções Femininas, encerrando um trabalho de 11 anos na equipe paulista. Sua substituta é Iris Sesso, que trabalha no clube desde 2020.

Resumindo, nesse tempo pra cá, o Corinthians conquistou ao todo 19 taças no futebol feminino sendo: 6x Brasileirão Feminino A1 (2018, 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024), 4x Libertadores (2017, 2019, 2021 e 2023), 3x Supercopa do Brasil (2022, 2023 e 2024), 4x Paulistão Feminino (2019, 2020, 2021 e 2023), a Copa Paulista  de 2022 e a Copa do Brasil de 2016. Uma pergunta pra enerrar o texto: Quem para ou pode parar o Futebol Feminino do Corinthians?? Até quando???

Compartilhe com o seu time!

Sintonize nesse time!

Receba artigos exclusivos sobre o mundo dos esportes!

Mais Notícias

Autor

Logo Sintonia Esportiva

Sintonia Esportiva

Blog Esportivo

No ar desde 1 de novembro de 2020, a Sintonia Esportiva cobre diversas modalidades esportivas e as suas principais competições. Somos formados por profissionais altamente gabaritados e apaixonados por esportes, e também damos oportunidades a quem está se lançando no mercado do mundo esportivo.

Jogos ao vivo todos os dias
Últimas Postagens
Nossos Parceiros!
Nos acompanhe nas redes sociais!