O empresário Antônio Augusto Amaral de Carvalho mais conhecido como ‘Seu Tuta’ morreu hoje aos 93 anos no Hospital Sirio-Libanês em São Paulo. Antônio é filho do também empresário Paulo Machado de Carvalho que fundou a TV Record em 27 de setembro de 1953. O comunicador também idealizou e comandou programas clássicos na televisão. Na década de 1960, criou os festivais da Record, que contribuíram para a formação de movimentos como a Tropicália e a Jovem Guarda. Carvalho também ajudou na formatação do humorístico Família Trapo, criado por Jô Soares (1938-2022) e Carlos Alberto de Nóbrega e que tinha Ronald Golias (1929-2005) no elenco do programa.
O Surgimento da Jovem Pan
EM 1965. a então Rádio Panamericana de São Paulo sob a direção de Tuta, começa a grande transformação da agora Jovem Pan. Toda a programação foi mudada fazendo da emissora uma nova empresa de comunicação. A virada maior ocorreu nos anos de 1970, 1971 e 1972, quando Tuta passou a se dedicar aos programas jornalísticos, criando os famosos “Equipe Sete e Trinta”, “Jornal de Integração Nacional” e finalmente o “Jornal da Manhã” – que está no ar até hoje e é campeão de audiência desde que existe. Em 1973, Tuta adquiriu as ações da Panamericana dos irmãos Paulo Machado de Carvalho Filho e Alfredo de Carvalho, tornando-se o único proprietário da Rádio Jovem Pan.
Em 1976, o Grupo Jovem Pan de Comunicação inaugurou, no dia 1º de julho, a Jovem Pan 2 FM, que passou a ser dirigida pelo filho do Tuta, Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, que transformou o rádio FM em todo o Brasil, com iniciativas arrojadas e inovadoras em todos os sentidos, desde a sua programação até os equipamentos de ponta que usava para transmitir. A Jovem Pan 2 FM mudou esse segmento da radiodifusão em todo o país.
Umas das marcas da JP´sem dúvidas é a cobertura esportiva da rádio. E desde sempre contando com um time repleto de grandes referências, como Osmar Santos, José Siverio, Milton Neves, Flávio Prado, Nilson César e etc, além de ser o responsável pelas primeiras transmissões ao vivo a partir de estádios fora do eixo Rio-São Paulo e também apostou nas corridas de Fórmula 1, atualmente alvo de disputa entre Band e Globo. A morte foi confirmada pela própria Jovem Pan, que pausou sua programação usual tanto na TV quanto no rádio para homenagear o patrão.
“Vamos interromper nosso giro aqui com um imenso pesar. A gente não queria dar essa notícia, mas a partir de agora o Grupo Jovem Pan anuncia o falecimento de Tuta aos 93 anos”, anunciou o âncora Evandro Cini, do programa 3 em 1.
A Jovem Pan também comunicou o óbito de seu fundador através de nota:
“É com imenso pesar que o Grupo Jovem Pan anuncia o falecimento de Antonio Augusto Amaral de Carvalho, aos 93 anos. Fundador da Jovem Pan, Seu Tuta, ícone da comunicação, revolucionou a história da Rádio Jovem Pan e marcou época na televisão. Ele estava internado no hospital Sírio Libanês com a saúde debilitada. Pai, marido, avô, bisavô e querido por centenas de funcionários. Antonio Augusto Amaral de Carvalho começou a entrar para a história já nos tempos da TV Record. Seu Tuta imortalizou a frase: “Ninguém faz sucesso sozinho”.
Seu trabalho destacava a importância da equipe, refletida no título de sua biografia, Ninguém Faz Sucesso Sozinho, que venceu o Grande Prêmio da Crítica da APCA. Ele recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira.
Casado com Maria de Lourdes Carvalho, com quem construiu uma família que seguiu seu legado no meio da comunicação, ele foi pai de Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o “Tutinha”, que dirigiu a Jovem Pan até janeiro do ano passado.