Acompanhe nossa rádio online!

Os principais jogos, lutas e corridas ao vivo!

Gabriel Bortoleto é o novo piloto brasileiro na Fórmula 1 em 2025

Depois de oito anos Brasil volta a ter um representante na principal categoria do automobilismo mundial

Por

João Oliveira

Foto: Bortoleto no alto do pódio na Fórmula 2 Divulgação/F2

Acabou a espera!! Gabriel Bortoleto assinou contrato com a Sauber até 2027 para ser titular na Fórmula 1 em 2025. No ano que vem a equipe suíça será comprada pela montadora alemã Audi e vai formar a dupla ao lado do veterano e também alemão Nico Hulkenberg, de 37 anos. Esse anúncio marca a volta do Brasil a categoria depois de um hiato de oito temporadas. A última vez que o país teve um piloto de fato foi em 2017, quando a Williams contou com Felipe Massa por toda a temporada. De lá pra cá, apenas mais um brasileiro disputou GPs na F1: Pietro Fittipaldi, neto do bicampeão mundial Emerson Fittipaldi em 2020.

Pietro, porém, foi convocado como piloto reserva para apenas duas corridas, os GPs de Sakhir e Abu Dhabi de 2020, assumindo o cockpit de Romain Grosjean na Haas enquanto o franco-suíço se recuperava das lesões de um gravíssimo acidente sofrido no Bahrein. Com isso, Massa foi o último titular em tempo integral na categoria. Felipe Drugovich, campeão da F2 em 2022 é piloto reserva da Aston Martin, que tem Fernando Alonso e Lance Stroll como titulares.

Pesou a favor de Bortoleto seu excelente currículo nas categorias de base na F1. Ele estreou em carros de fórmula (open wheel) em 2020 pela Fórmula 4 italiana e terminou a temporada em quinto lugar, com uma vitória e outros quatro pódios. Depois, passou duas temporadas na Fórmula Regional Europeia, tendo como melhor resultado um sexto lugar na temporada de 2022.

O passo seguinte foi a Fórmula 3, na qual Bortoleto estreou com vitória, na etapa do Bahrein, emendando com outra conquista na Austrália. Ele foi campeão em seu primeiro ano, tornando-se o primeiro brasileiro a alcançar tal feito no atual formato da categoria.

Em 2024, o paulista estreou na Fórmula 2 pela equipe Virtuosi: começou com uma pole postion e, em Imola, quando correu com um capacete em homenagem a Ayrton Senna, faturou o primeiro pódio chegando em segundo lugar.

A primeira vitória veio na Áustria, e com o quarto lugar na etapa do Azerbaijão em setembro, o brasileiro assumiu a liderança do campeonato restando três etapas para o fim da temporada. O jovem impressionou o mundo do automobilismo com sua vitória na etapa da Itália em Monza: ele largou da última colocação e venceu a prova, pela conquista, recebeu elogios até do perfil oficial da F1, além do CEO da McLaren, Zak Brown.

Relembre pilotos e glórias brasileiras na F1

O jovem de São Paulo será o 32º piloto do Brasil a passar pela categoria. A trajetória de sucesso brasileiro na Fórmula 1 começou com Emerson Fittipaldi. Em 1972, ele se tornou o primeiro brasileiro a conquistar um título mundial, pilotando pela equipe Lotus. Em 1974, já na McLaren, Fittipaldi conquistou seu segundo campeonato, consolidando-se como um dos melhores pilotos da época e abrindo caminho para que o Brasil se firmasse como um país de grandes pilotos. Seu pioneirismo desenvolveu uma nova geração de pilotos brasileiros.

Nos anos 1980, outro grande nome brasileiro despontou na Fórmula 1: Nelson Piquet. Com um estilo de pilotagem agressivo e um talento natural para o automobilismo, Piquet conquistou seu primeiro título mundial em 1981, pela equipe Brabham. Ele repetiu o feito em 1983 e, posteriormente, em 1987, já por Williams. Piquet trouxe ao Brasil três títulos mundiais e consolidou o país como uma verdadeira potência na Fórmula 1.A década de 1990 foi marcada pelo domínio e pela influência de Ayrton Senna, considerado por muitos o maior piloto brasileiro de todos os tempos e um dos maiores da história da Fórmula 1. Senna conquistou seu primeiro título em 1988, pela McLaren, e continuou a vencer campeonatos em 1990 e 1991. Seu estilo de pilotagem ousado e sua determinação extrema encantaram os fãs ao redor do mundo, e ele se tornou um ícone, especialmente após as disputas históricas com Alain Prost.

Ayrton Senna era conhecido por seu talento incomparável em corridas sob chuva, sua habilidade em circuitos desafiadores e por seu comprometimento com o esporte. Sua trágica morte em 1994, durante o Grande Prêmio de San Marino, marcou profundamente o Brasil e a Fórmula 1. Então, Senna é lembrado desde como um símbolo nacional, e sua influência segue forte entre os fãs de automobilismo.

Após a era de ouro de Senna, Rubens Barrichello e Felipe Massa emergiram como grandes representantes brasileiros na Fórmula 1. Barrichello, que correu por várias equipes, incluindo Ferrari e Honda, foi vice-campeão mundial em 2002 e 2004, quando atuou como parceiro de Michael Schumacher. Barrichello é também o piloto com maior número de largadas na história da F1, uma marca de longevidade e Felipe Massa teve um papel de destaque na Ferrari, chegando muito perto de conquistar o título mundial em 2008. Ele perdeu o campeonato para Lewis Hamilton por apenas um ponto, numa das disputas mais emocionantes da história da Fórmula 1, que se decidiu na última curva do Grande Prêmio do Brasil. Massa seguiu na Fórmula 1 por mais alguns anos e conquistou uma legião de fãs pela sua habilidade que tinha quando estava no seu cockjpit.

Compartilhe com o seu time!

Sintonize nesse time!

Receba artigos exclusivos sobre o mundo dos esportes!

Mais Notícias

Autor

Logo Sintonia Esportiva

Sintonia Esportiva

Blog Esportivo

No ar desde 1 de novembro de 2020, a Sintonia Esportiva cobre diversas modalidades esportivas e as suas principais competições. Somos formados por profissionais altamente gabaritados e apaixonados por esportes, e também damos oportunidades a quem está se lançando no mercado do mundo esportivo.

Jogos ao vivo todos os dias
Últimas Postagens
Nossos Parceiros!
Nos acompanhe nas redes sociais!