Acompanhe nossa rádio online!

Os principais jogos, lutas e corridas ao vivo!

Ha 8 anos avião da Chapecoense caia na Colômbia: a maior tragédia da história do Futebol Mundial

Aeronave caiu aos arredores de Medellín, deixando 71 mortos e uma solidariedade jamais vista no esporte

Por

João Oliveira

Foto: Elenco da Associação Chapecoense de Futebol na disputa da Copa Sul-Americana de 2016

Ha exatamente oito anos no dia 28 de novembro de 2016, o avião que levava o time da Chapecoense para a disputa da final da Copa Sul-Americana, caia na região de El Gordo aos arredores da cidade de Medellín na Colômbia. A equipe catarinense enfrentaria o Atlético Nacional que já tinha vendido a Libertadores daquele ano, pela primeira partida da decisão.

O voo saiu de São Paulo, no dia 28, logo após a derrota da Chapecoense para o Palmeiras, no Allianz Parque, na partida que confirmou o título do Campeonato Brasileiro ao Alviverde. Depois de três horas, o avião da companhia Boa aterrissou em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. O trajeto final foi feito em um voo fretado da companhia boliviana Lamia.

Depois seguiria de Santa Cruz de la Sierra até Medellin a bordo de um voo fretado pela companhia aérea boliviana LaMia. Porém, às 22:15 (Horário local) do dia 28 de novembro de 2016, a aeronave de registro CP-2933 acidentou-se enquanto efetuava a aproximação para pouso no Aeroporto Internacional José María Córdova, próximo ao local conhecido como Monte Gordo, com 77 pessoas a bordo, incluindo jogadores, dirigentes e comissão técnica da Chapecoense, além de jornalistas.[85] As operações de resgate iniciaram-se imediatamente após o acidente, porém, logo no início da manhã, foi informado pelas equipes de resgate que 71 pessoas haviam morrido.[86] Apenas seis pessoas sobreviveram: os jogadores Alan Ruschel, Jakson Follmann e Neto, o jornalista Rafael Henzel, e os tripulantes Erwin Tumiri e Ximena Suarez.

Segundo as investigações preliminares, o acidente teria sido causado por uma pane seca, quando há falta de combustível nos tanques para serem bombeados aos motores, causando a parada dos mesmos.[88] A pane seca teria sido causada pelo planejamento incorreto do voo, já que a autonomia da aeronave era para 3000 quilômetros, enquanto o trajeto tinha 2 975 quilômetros, tendo uma margem de apenas 25 quilômetros, considerada baixíssima na aviação.

O acidente causou comoção nacional e internacional. Grandes equipes, como Real Madrid, Santos e Barcelona, respeitaram um minuto de silêncio antes dos seus respectivos treinos no dia 29 de novembro.

A Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) cancelou a final da Copa Sul-Americana de 2016. A Confederação Brasileira de Futebol adiou por uma semana a segunda partida da final da Copa do Brasil e a última rodada do Campeonato Brasileiro.O presidente do Brasil na época Michel Temer decretou luto oficial no Brasil de três dias logo após a notícia do acidente.

O Atlético Nacional equipe colombiana que seria a adversária da Chapecoense em solidariedade, cedeu o título da Copa Sul-Americana para os brasileiros, em uma atitude que foi enaltecida por várias entidades esportivas. Os corpos com as vítimas da tragédia foi na Arena Condá, estádio do clube e foi transmitido em todo mundo.

Depois disso, a Chapecoense até conseguiu fazer boas campanhas na Série A, incluindo uma 8ª colocação do Brasileirão de 2017, que rendeu uma vaga na Libertadores de 2018. Mas a Chapecoense atualmente está na Série B do Brasileirão, onde nessa última edição terminou na 15ª posição.

Homenagens na Arena Condá

A Arena Condá, estádio da Chapecoense, está aberta desde às 9h desta sexta-feira (29) Para que os torcedores possam prestar homenagens e realizar orações. O local ficará à disposição do público até às 21h, com acesso pelo portão localizado entre as alas norte e social.

Além de flores brancas no centro do gramado, o Átrio Daví Barella Dávi será palco de uma homenagem junto à fonte que leva os nomes das vítimas. Uma Missa também será celebrada em memória em Chapecó á partir das 21:30.

Compartilhe com o seu time!

Sintonize nesse time!

Receba artigos exclusivos sobre o mundo dos esportes!

Mais Notícias

Autor

Logo Sintonia Esportiva

Sintonia Esportiva

Blog Esportivo

No ar desde 1 de novembro de 2020, a Sintonia Esportiva cobre diversas modalidades esportivas e as suas principais competições. Somos formados por profissionais altamente gabaritados e apaixonados por esportes, e também damos oportunidades a quem está se lançando no mercado do mundo esportivo.

Jogos ao vivo todos os dias
Últimas Postagens
Nossos Parceiros!
Nos acompanhe nas redes sociais!