De acordo com Eder Traskini (UOL) Julio Casares, presidente do São Paulo e da Libra, e Marcelo Paz, presidente da LFU e CEO do Fortaleza, intensificaram conversas para unir as ligas brasileiras.
Os cartolas mantém conversas frequentes com esse objetivo. A aproximação já rendeu, por exemplo, a nota conjunta de posicionamento contra a reforma tributária.
A ideia é que com uma Liga Unificada, os clubes teriam mais poder em negociações comerciais e maior peso em posicionamentos importantes sobre o futebol brasileiro. O exemplo mais citado é a próxima eleição da CBF, em que Ronaldo Nazário demostrou interesse em se candidatar. os clubes só devem se posicionar após esse acordo de unificação.
Hoje, a Libra tem Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo, Santos e Vitória. Enquanto a Liga Forte União (LFU) conta com Botafogo, Corinthians, Fortaleza, Cruzeiro, Internacional, Vasco, Juventude, Fluminense, Mirassol, Sport e Ceará.
Outra questão importante da aproximação das ligas são os direitos de transmissão, uma vez que a LFU se aproxima de acordo com a Globo para transmissão em PPV e a Libra também tem seus direitos do Brasileirão com exclusividade do Grupo Globo de 2025 a 2029.