A Liga do Futebol Brasileiro (LIBRA) e a Liga Forte União (LFU) se uniram para venderem de forma colretiva os direitos de transmissão da Série B do Campeonato Brasileiro de 2025. O acordo foi fechado e anunciado no último sábado e renovaram as esperanças de termos uma única liga para administrar o Futebol nacional formada pelos clubes. As conversas se iniciaram alguns anos atrás, porém devergências devido a disrtibuição de receitas com a televisão e o modelo a ser adotado acabaram adiando a unificação, e os blocos seguiram caminhos próprios.
“Esse é um passo fundamental na construção de um modelo mais sólido e integrado para o nosso futebol. Estamos muito felizes por avançarmos juntos nessa negociação, que fortalece a posição dos clubes e beneficia toda a indústria do esporte no Brasil,” afirmou Marcelo Paz, presidente da LFU e CEO do Fortaleza.
Mandatário do Volta Redonda, Flávio Horta Jr. disse esperar que o processo “sirva de exemplo” para todas as divisões do futebol brasileiro.
“Estamos muito felizes de conseguir essa união para a venda conjunta. Esperamos que esse pioneirismo alcance o sucesso almejado e sirva de exemplo para todas as demais propriedades e divisões. Temos a convicção que essa união para a venda conjunta irá maximizar as receitas para a Série B”, comentou.
Já Julio Cesar Heerdt, presidente do Avaí, viu a união como um “primeiro passo” para “maximizar o valor e a competitividade” do futebol brasileiro.
“Essa parceria demonstra maturidade e um alinhamento estratégico essencial para o futuro da liga unificada. O futebol brasileiro tem um potencial gigantesco, e esse é apenas o primeiro passo para maximizar o valor e a competitividade do nosso produto no cenário global”.
Leia o comunicado conjunto de LIBRA e LFU
As duas entidades que reúnem os clubes do futebol brasileiro acabam de anunciar o primeiro acordo conjunto. A Liga Forte União e a Libra chegaram a um consenso e farão a venda conjunta dos direitos de transmissão da Série B do Campeonato Brasileiro.
O acordo representa um avanço significativo nas negociações para a estruturação de uma liga única no futebol nacional.
Para Julio Cesar Heerdt, presidente do Avaí, a decisão reforça o compromisso das partes com a evolução do futebol brasileiro.
“Essa parceria demonstra maturidade e um alinhamento estratégico essencial para o futuro da liga unificada. O futebol brasileiro tem um potencial gigantesco, e esse é apenas o primeiro passo para maximizar o valor e a competitividade do nosso produto no cenário global”.
“Uma Liga brasileira com todos os Clubes é uma realidade que precisa ser construída, não vai aparecer pronta. Esse passo, com a Série B unida por Libra e LFU, é mais um passo importantíssimo e concreto nessa direção. E um grande exemplo de que essa construção é possível”, declarou Silvio Matos, diretor executivo da Libra.
Em breve as duas ligas farão anúncio sobre os resultados desse processo conjunto de comercialização dos direitos de transmissão e marketing da Série B.
A LIBRA adotou uma abordagem conservadora e fechou um contrato exclusivo para a transmissão do Brasileirão, a partir de 2025, com a Globo em março de 2024, garantindo uma receita de R$ 1,3 bilhão, além de 40% da receita líquida do pay-per-view Premiere.
No entanto, com a saída do Corinthians para a LFU, o valor fixo foi reduzido para R$ 1,17 bilhão. Vale destacar que os clubes que pertencem ao grupo assinaram contrato com o Grupo Globo, que terá exclusividade nas diferentes plataformas (TV aberta, TV fechada, streaming e PPV) da empresa até 2029.
Por outro lado, a LFU optou por uma estratégia mais fragmentada, vendendo seus direitos para diferentes empresas de comunicação. Também escolhida pela Libra, a Globo adquiriu cinco partidas por rodada de 12 clubes por R$ 850 milhões fixos, com ajustes de R$ 100 milhões por clube a mais ou a menos na Série A, além de um percentual da receita do Premiere.
Além do Grupo Globo, a Amazon pagará R$ 265 milhões no primeiro ano por uma partida exclusiva no streaming, com reajustes anuais de 10%. Já a Record transmitirá um jogo por rodada na TV aberta por R$ 200 milhões, o mesmo que será exibido no YouTube pela CazéTV, que pagará R$ 175 milhões. Além disso, a LFU ainda garantiu patrocínios significativos, incluindo R$ 87 milhões anuais da Betano para Record e YouTube, e R$ 40 milhões para a Série B.
Quais clubes da Série A fazem parte da Libra?
- Atlético-MG
- Bahia
- Flamengo
- Grêmio
- Palmeiras
- Red Bull Bragantino
- São Paulo
- Santos
- Vitória
Quais clubes da Série A fazem parte da LFU?
- Botafogo
- Corinthians
- Ceará
- Cruzeiro
- Fluminense
- Fortaleza
- Internacional
- Juventude
- Mirassol
- Sport
- Vasco