O meia Oscar, de 34 anos, viveu um grande susto nesta terça-feira (11). Durante os exames de pré-temporada no CT da Barra Funda, o jogador do São Paulo apresentou alterações cardíacas, desmaiou e precisou ser encaminhado de ambulância ao Hospital Israelita Albert Einstein, onde permanece internado na UTI.
Situação médica de Oscar
À princípio, Oscar realizava um teste intervalado em bicicleta ergométrica quando começou a se sentir mal e caiu no chão. A equipe médica presente no local, composta por profissionais do clube e do Einstein, prestou os primeiros socorros imediatamente. O meia ficou desacordado por cerca de dois minutos.
Em seguida, ele foi submetido a um cateterismo diagnóstico para avaliação do quadro clínico. Ainda nesta noite, está prevista a realização de uma ressonância magnética. Conforme nota oficial divulgada pelo São Paulo, o atleta “se encontra clinicamente estável e sob observação para exames complementares”.
Histórico e preocupações
Desde agosto, Oscar monitora uma condição cardíaca detectada durante exames realizados após uma fratura nas vértebras. Na ocasião, o laudo médico o liberou para jogar, mas o atleta mantinha cautela e chegou a comentar com pessoas próximas que encerraria a carreira caso houvesse qualquer risco de colapso em campo.
Agora, diante do novo episódio, Oscar considera seriamente a aposentadoria. O jogador tem contrato até 2027, mas avalia uma rescisão amigável com o Tricolor.
Bastidores e decisão
De acordo com apuração da mídia especializada, familiares e amigos próximos aconselham o meia a não voltar a atuar profissionalmente. A decisão final, contudo, ainda depende dos resultados dos novos exames.
Além disso, Oscar vive um momento de estabilidade financeira após longos anos atuando na Europa e na China. Ele também se prepara para ser pai pela terceira vez, o que reforça a ideia de priorizar a saúde e a família.
Mesmo à distância, dirigentes do Shanghai Port, seu ex-clube, se colocaram à disposição para oferecer tratamento médico, caso necessário.
Posição do São Paulo
O São Paulo, por sua vez, descarta qualquer hipótese de rescisão contratual no momento. O clube reforçou que a prioridade é o bem-estar do atleta. Oscar tem vencimentos na casa de R$ 2,3 milhões mensais, sendo metade custeada pela patrocinadora máster, a Superbet.
Ainda nesta terça, o presidente Julio Casares deve visitar o jogador no hospital. A diretoria e o elenco se mobilizaram para prestar apoio ao camisa 8, muito querido internamente.
Veja íntegra da nota do São Paulo
“Durante exames realizados na manhã desta terça-feira (11), no SuperCT, como parte da preparação visando à pré-temporada de 2026, o atleta Oscar apresentou uma intercorrência com alterações cardiológicas, sendo prontamente atendido pelos profissionais do clube e pela equipe médica do Einstein Hospital Israelita, que estava presente no local.
Em seguida, o jogador foi encaminhado ao hospital, onde se encontra clinicamente estável e permanece em observação para a realização de exames complementares para elucidação diagnóstica.
Conforme procedimento habitual e respeitando a privacidade do jogador, novas informações serão divulgadas assim que houver atualização por parte da equipe médica, em comum acordo com Oscar.”
Recuperação física e próximos compromissos
Antes do episódio cardíaco, Oscar estava em fase final de recuperação de uma lesão na panturrilha esquerda, sofrida há cerca de um mês. Ele vinha fazendo trabalhos neuromusculares e exercícios com bola, e existia expectativa de retorno no clássico contra o Corinthians, marcado para o dia 20, na Neo Química Arena, pelo Brasileirão.
Contudo, com o novo quadro clínico, essa possibilidade foi descartada.
Na temporada de 2025, Oscar soma 21 jogos, 2 gols e 5 assistências com a camisa do São Paulo.
Próximos jogos do Tricolor
-
Corinthians (F) – 20/11, às 19h30
-
Juventude (C) – 23/11, às 16h
-
Fluminense (F) – 27/11, às 20h30
+Leia Também: Paulistão terá formato estilo Champions League
+Siga a Sintonia Esportiva no Instagram! @sintoniaesportiva





