Na tarde desta segunda (23), o Palmeiras anunciou em suas redes sociais o acerto com a joia da base Endrick, o clube e os representantes do atacante de 15 anos chegaram em consenso e o contrato deve ser assinado em julho.
Em suma, devido o jogador ter menos de 16 anos, não é permitido (por lei) que um vínculo de contrato profissional seja assinado. Dessa forma, apesar do acordo entre as partes, a assinatura do documento só acontecerá em julho, mais precisamente, no dia 21, quando Endrick completará a idade permitida para o vínculo.
Durante a tarde, o clube divulgou uma foto do encontro do jogador com Leila Pereira, além dos pais do garoto.
O Palmeiras e o staff do atacante Endrick acertaram nesta segunda-feira as bases do primeiro contrato profissional do atleta. O acordo será assinado quando o jogador completar 16 anos 🟢⚪ #AvantiPalestra pic.twitter.com/l2IXlxj4hs
— SE Palmeiras (@Palmeiras) May 23, 2022
No entanto, para garantir a promessa que é bastante cobiçada e já arrancou olhares no mundo todo, o Verdão se precaveu e fez o contrato com uma multa estabelecida em 60 mil euros (cerca de R$ 308 milhões). Em suma, o vínculo da joia da base será válido até junho de 2025.
Sobretudo, apesar da precaução do Palmeiras, o regulamento internacional atual proíbe a transferência de um atleta de futebol brasileiro para a Europa com menos de 18 anos. Porém, uma venda não pode ser impedida antes da idade mínima estabelecida.
Atualmente o jovem jogador demonstra pés no chão e foco no Palmeiras, clube que abriu as portas para o atacante. Entretanto, Endrick tem se destacado nos últimos anos. O jovem é artilheiro nas categorias de base do Verdão, sub-15 e sub-17.
Nesta temporada de 2022, o atacante foi destaque e importante para a conquista inédita do título da Copinha. Com o bom retrospecto e a crescente evolução o jovem foi convocado para a Seleção Brasileira sub-17 e também brilhou com a “amarelinha”, onde fez cinco gols e foi o artilheiro da competição. Além de faturar o título do Torneio de Montaigu e ser eleito o melhor jogador do campeonato.
Em resumo, o atacante chegou ao Palmeiras em 2016 e disputou 171 jogos marcando 168 gols pelas categorias de base do Alviverde. Por fim, agora a torcida, o clube e principalmente Endrick esperam e desejam que o jogador deixe de ser uma promessa e vire realidade após julho, quando assinará o contrato e certamente subirá para a equipe principal do Verdão.