Acompanhe nossa rádio online!

Os principais jogos, lutas e corridas ao vivo!

Paysandu completa 21 anos de um feito, sonhando com acesso

Na última sexta, o Paysandu comemorou 21 anos da conquista da Copa dos Campeões de 2002. A festa foi discreta, afinal, o Papão busca a classificação para a Série B do Brasileirão, a fim de voltar aos tempos de glória.

Por

Taylor Leão

No dia 04/08/2002, o Paysandu vencia o Cruzeiro na Final da Copa dos Campeões nos Pênaltis - Imagem: Reproduçao/TV Globo

Foto: Foto: Reprodução/TV Globo

Parece que foi ontem, mas já tem exatos 21 anos que o Paysandu quebrou a banca e conseguiu o impossível!

Em um confronto emocionante contra o Cruzeiro, o Papão da Curuzu sagrou-se campeão do Troféu Visa Electron – Copa dos Campeões de 2002. A passagem que o Bicolor precisava para viver um sonho: Jogar a CONMEBOL Libertadores de 2003.

No dia 04/08/2002, o Paysandu vencia o Cruzeiro na Final da Copa dos Campeões nos Pênaltis - Imagem: Reproduçao/TV Globo
No dia 04/08/2002, o Paysandu vencia o Cruzeiro na Final da Copa dos Campeões nos Pênaltis – Imagem: Reproduçao/TV Globo

O título de Campeão dos Campeões nunca fora conquistado na Região Norte do Brasil, porém, o feito do Paysandu Sport Club elevou o futebol da Amazônia após vencer clubes de camisa pesada.

Até então, o Paysandu é o único clube do Norte a ter participado da maior competição de futebol da América do Sul, superando o feito do São Raimundo-AM, que disputou a Copa CONMEBOL (Hoje CONMEBOL Sul-Americana).

Relembre aqui no site da Sintonia Esportiva como foi a trajetória do Alvi-Celeste rumo ao primeiro título nacional de sua história.

 

 

Tudo começou com a primeira conquista da Copa Norte do Paysandu, em 2002

A epopeia alvi-azul começa através da conquista da Copa Norte de 2002, onde escreveu uma grande campanha no regional.

Foi uma campanha marcada com 08 vitórias, 03 empates e 02 derrotas; com 24 gols marcados e 08 sofridos. Na primeira fase, a vitória contra o Independente-AP marcou uma relação de confiança entre o zagueiro Gino e a Fiel Torcida. No entanto, o segundo passo foi difícil: Afinal, logo de cara foi com o maior rival, o Clube do Remo.

No Baenão, o empate em 1 a 1 com o seu algoz deu confiança ao Paysandu, que agora enfrentaria o São José-AP na Curuzu, em jogo marcado pela entrega da faixa de Bi-Campeão Brasileiro conquistada em dezembro de 2001. Resultado: 2 a 1 Paysandu, liderança e invencibilidade mantida na Copa Norte.

No returno da Fase de Grupos, um 7 a 1 que, apesar da cultura imposta desde 2014, neste caso deu alegria a todos os bicolores contra o Independente, com dois gols de Lecheva, três de Vandick, um de Leandro Paulista e um de Gino, a alegria tomou conta da Curuzu. Todavia, nem tudo foi flores e Nuno descontou para a equipe amapaense.

Pelo segundo Re-Pa na Copa Norte, uma partida dura, equilibrada e sem gols no Vovô da Cidade, que garantiu a classificação antecipada do Papão. Empate também foi o resultado do Mistão do Paysandu contra o São José em Macapá por 0 a 0.

Começa a Segunda Fase da Copa Norte

Já na segunda fase, um confronto de bichos-papões, o Paysandu recebeu o Moto Club, do Maranhão (Isso mesmo, clubes do Maranhão e do Piauí eram considerados clubes da Região Norte até 2013 pela CBF, vai entender…). E com gols de Albertinho e Valdomiro, o Papão da Curuzu assombrou mais o Papão do Norte e levou a vitória por 2 a 1. Zé Raimundo foi quem marcou para o Moto.

Na segunda rodada do 2º Estágio, a queda diante do Remo. Balão aproveitou um contra-ataque após a defesa estar desarrumada e marcou o tento da vitória para o Leão Azul. Todavia, mesmo após a derrota no clássico, o Bicola não se abateu, e venceu o River-PI por 4 a 0. (Primeiro o River, depois o Boca, mas isso é um papo pra outro post…)

No jogo de volta contra o Moto Club em São Luís, a rivalidade tornou-se hostilidade. E em um jogo marcado por faltas violentas, a equipe maranhense vence por 2 a 1 e assume a liderança do Grupo Leste da segunda fase. Sidcley e Neto marcaram para o Moto, Lecheva descontou para o Paysandu.

E pela última rodada da 2ª Fase da Copa Norte, no Baenão, mais um Clássico Rei da Amazônia onde o Paysandu sai perdendo por 1 a 0 com gol de Balão, mas vira com Gino e Marcos. Para garantir a vaga na final, o Papão precisava apenas de um empate com o River-PI pra decidir o título contra o São Raimundo.

Mayran abriu o placar para o River, mas os dois gols do Lecheva de Pênalti e o gol de Vandick garantiram o Bicolor para a Decisão vencendo os piauienses por 3 a 1.

A Decisão entre Paraenses e Amazonenses

Chegou o momento da Decisão, quando o Papão conquistou o título regional. Contra a equipe do São Raimundo, do Amazonas, duas vitórias sobre a equipe amazonense (1 a 0 no Vivaldão e 3 a 0 na Curuzu). Com a conquista deste título, o Papão teve o direito de participar da Copa dos Campeões.

Veja os gols do Título do Paysandu:

O Primeiro Semestre marcou o título da Copa Norte, e o Segundo Semestre premia a Copa dos Campeões

O Paysandu parte sua jornada inédita na Copa dos Campeões no Grupo A, junto com o Fluminense, o Náutico e o Corinthians.

Foram 16 equipes competindo pelo título do torneio, divididas em quatro grupos. Os dois melhores times de cada grupo se classificavam para a próxima fase e se enfrentavam em sistema de mata-mata, em jogo único com exceção da final, que foi disputada em partidas de ida e volta.

Os jogos foram disputados em quatro estádios: o Castelão, em Fortaleza, o Machadão, em Natal, o Albertão, em Teresina e o Mangueirão, em Belém. O Mangueirão havia sido reaberto para jogos após uma grande reforma, e foi a casa do Paysandu em todos os seus jogos antes do segundo jogo da final, contra o Cruzeiro.

Paysandu enfrenta Dificuldades no Grupo A

No seu grupo, o Paysandu acabou terminando na liderança com cinco pontos conquistados, empatando com o Fluminense, mas vencendo pelo número de gols a favor. Náutico e Corinthians completaram a tabela, com dois pontos ambos.

Era a estreia do Paysandu na Copa dos Campeões. O Mangueirão estava tomado por um verdadeiro mar alviceleste. O time era praticamente o mesmo que conquistou o título da Série B no ano anterior e o da Copa Norte, ganhando também uma grande força vinda das arquibancadas.

Em um jogo bem equilibrado, o Papão empatou com a equipe Paulista em 1 a 1. No final do primeiro tempo, Gil aproveitou a falha da defensiva bicolor e marcou o primeiro gol do jogo. No segundo tempo, Albertinho, em um chute cruzado, empatou o jogo.

Na segunda rodada o time outra vez deixou a desejar e não saiu do zero com o Fluminense. Foi só no terceiro jogo que o Papão finalmente venceu, em um bom jogo contra o Náutico, por 3 a 2, classificando-se na primeira posição da chave.

Quartas-de-Final: Paysandu x Bahia
Nas quartas de final, um duelo complicado contra o Bahia. O Bicolor paraense marcou primeiro com Jajá, levou o empate em pênalti convertido por Robson, o Robgol, mas, aos 45′ da etapa final, em um pênalti mal marcado ,talvez compensando outro claríssimo não dado a favor dos paraenses, Jobson fez o gol da classificação do time da Curuzu para a próxima fase da competição.
Semifinal: Paysandu x Palmeiras
Na semifinal, um duelo contra o gigante Palmeiras, que na época ainda não degringolava rumo ao descenso a série B, que viria um pouco mais tarde naquele distante 2002.
O primeiro gol da partida saiu dos pés de Nenê, o mesmo que hoje veste a 10 do Vasco. Quem viu o Palestra sair em vantagem para o intervalo não imagina a avalanche que desmoronaria em cima do Alviverde. Logo no começo da segunda etapa, Vandick deixou tudo igual, depois, Trinidade virou após cobrança de falta para a área.
Mesmo tentando pressionar de alguma forma, o Palmeiras levou o golpe de misericórida com Albertinho, que marcou o gol da classificação.

A glória da Decisão: Paysandu x Cruzeiro – O Primeiro jogo veio com derrota
Na final, o adversário seria outro gigante brasileiro, o Cruzeiro: no jogo de ida, num Mangueirão abarrotado, o Cruzeiro sai na frente com Fábio Júnior. O empate Bicolor veio com Sandro Goiano, no rebote da cobrança de falta de Vélber, que explodiu na trave. Joãozinho, porém, acertou belíssimo chute para deixar o Cruzeiro na frente. Depois, Albertinho ainda desperdiçou um pênalti para o Bicolor. Aparentemente, o sonho do Papão acabaria ali.
https://www.youtube.com/watch?v=aSKEj_YXBl8
A epopeia do jogo da volta: Primeiro tempo aberto por ambas as partes
O segundo duelo da decisão foi um dos melhores jogos de futebol da década passada: jogando num Castelão, que não estava lotado, as equipes proporcionaram um espetáculo de encher olhos: Fábio Junior colocou o Cruzeiro à frente logo aos 9 minutos. Só que, logo depois, Vandick empatou. A virada paraense veio com Vandick, de novo, após um frangaço de Jefferson, aos 21’. Aos 39’, Cris empatou para a Raposa, que nem teve tempo de comemorar, pois no lance seguinte, de novo Vandick deixou o Papão à frente.
O Segundo tempo marca a luta de Jóbson
Na segunda etapa, Fábio Júnior empatou o jogo, após rebote de Marcão, aos 6’. O Bicolor da Curuzu, porém, voltaria a ter vantagem cinco minutinhos depois, com Jobson marcando de cabeça. A partir daí, ninguém mexeu mais no placar e a decisão foi para a marca da cal, onde heróis são condecorados e vilões execrados e condenados à eternas dolorosas recordações.
Disputa de Pênaltis: Luiz Fernando marca época para o Paysandu
O Cruzeiro começou cobrando com Ricardinho, que mandou no travessão. Jobson foi o primeiro batedor paraense e apenas deslocou Jefferson para fazer 1 a 0. Na segunda batida do Cruzeiro, outra bola no travessão, dessa vez de Vander. Velber, por sua vez, chutou no cantinho, e mesmo acertando o lado que a bola foi, Jefferson não conseguiu defender: 2 a 0 Paysandu. A situação começava a complicar para o time estrelado, e Jussiê entregou a chance do título aos paraenses, após ter sua cobrança defendida por Marcão.
Tudo ficou para os pés de Luiz Fernando, que bateu o pênalti mais importante da história do Paysandu. O chute foi rasteiro, no canto e tocou na lateral da rede, que como se fosse uma ignição, explodiu a comemoração da torcida do Paysandu, espalhada desde o Castelão até qualquer confim deste planeta onde alguém fardasse sua camisa naquele dia 4 de Agosto de 2002: o Paysandu era campeão da Copa dos Campeões e estava classificado para a Libertadores de 2003.
https://www.youtube.com/watch?v=zpL0ascmKY8
O Paysandu de Hoje luta para voltar aos tempos de ouro
Faltando três rodadas para o fim da primeira fase do Brasileirão Série C, o Paysandu está a duas vitórias da classificação. Porém, o início da trajetória foi tenso, com direito a trocas constantes de treinadores e fuga constante do rebaixamento.
Foto: Jorge Luiz Totti/Paysandu SC
Foto: Jorge Luiz Totti/Paysandu SC

Com a chegada de Hélio dos Anjos, contudo, viu uma evolução no Paysandu Sport Club que não fora conquistada por nenhum outro comandante do escrete Alviceleste.

Com uma sequência invicta de Quatro Jogos, o Paysandu conta com Mário Sérgio no comando de ataque, que fez as pazes com as redes. O Super Mário anotou 24 gols na temporada e está no ranking nacional dos maiores goleadores da Temporada.
Apesar deste fato, o Paysandu detém o pior ataque dentre os oito melhores clubes da Série C, com apenas 14 tentos anotados.
O Paysandu enfrenta neste domingo às 16h o Altos-PI, no estádio Municipal Lindolfo Monteiro em Teresina, com o retrospecto favorável. Em três jogos entre as equipes na história, o Papão ainda não perdeu para o time piauiense, foram duas vitórias e um empate.

  • 2021, na Curuzu: Paysandu 1×1 Altos
  • 2021, no Albertão: Altos 2×3 Paysandu
  • 2022, no Lindolfo Monteiro: Altos 0x3 Paysandu

Quem sabe nessa arrancada, o Paysandu possa reviver esse momento feliz em 2002.

Compartilhe com o seu time!

Sintonize nesse time!

Receba artigos exclusivos sobre o mundo dos esportes!

Mais Notícias

Autor

Logo Sintonia Esportiva

Sintonia Esportiva

Blog Esportivo

No ar desde 1 de novembro de 2020, a Sintonia Esportiva cobre diversas modalidades esportivas e as suas principais competições. Somos formados por profissionais altamente gabaritados e apaixonados por esportes, e também damos oportunidades a quem está se lançando no mercado do mundo esportivo.

Jogos ao vivo todos os dias
Últimas Postagens
Nossos Parceiros!
Nos acompanhe nas redes sociais!