As três principais equipes do Rio Grande Sul fazem suas primeiras atividades visando a temporada que vem por aí. O Colorado mudou de comandante, perdeu atleta e trouxe o ídolo de volta. Enquanto isso, o Tricolor inicia os projetos financeiros para 2022. Já o Juventude fica ativo no mercado para se preparar para mais um ano na elite do futebol brasileiro.
Três cenários diferentes na elite do futebol gaúcho. O Inter visa voltar a conquistar um grande título. Em contrapartida, o Grêmio deseja o retorno, sem sofrimento, à primeira divisão. Enquanto o Papo pretende brigar pelo Campeonato Gaúcho e manter-se, novamente, na Série A.
Grêmio:
O Tricolor retomou oficialmente os trabalhos para 2022. A diretoria só tem em mente uma coisa: reduzir gastos. Com o retorno dos jogadores, a gestão do clube inicia as conversas para a remodelação dos salários.
A temporada é de reconstrução para o Grêmio. Após a queda para a segunda divisão, o time dirigido por Vagner Mancini visa se estabilizar economicamente e retornar a elite. De acordo com o presidente Romildo Bolzan, o Grêmio passará por cortes na folha em 2021.
O rebaixamento proporcionou uma derrocada de receitas no clube em 2022. O objetivo do clube é reduzir cerca da metade da folha salarial de 2021, a qual girava em torno de R$15 milhões e ficaria em R$7 milhões neste ano.
Inter:
A equipe colorada volta com uma meta bem definida para 2022: levantar taças. Lógico, o Inter visa títulos todo ano, porém, a diretoria vê esta temporada como uma grande oportunidade para sair da fila. A chegada do treinador “Cacique” Medina tem como objetivo uma equipe vertical, rápida e que aproveita os espaços deixados pelo oponente.
O Colorado se reapresentou no início desta semana. D’Alessandro é uma das novidades no elenco. O ídolo do clube do povo retornou para se despedir. O jogador assinou um contrato de quatro meses e jogará somente o Gauchão. Além dele, o jovem atacante Wesley e Liziero vieram por empréstimo.
A equipe perdeu Patrick, Lomba, Saravia e Lucas Ribeiro até o momento. O Internacional busca um lateral-direito e um jogador de lado de campo. Ademais, Edenilson e Yuri Alberto, destaques do Colorado em 2021, receberam sondagens e podem deixar o clube. A expectativa é de mudanças na forma tática e no jeito de jogar. Porém, o desempenho precisa estar atrelado ao resultado lá no Gigante da Beira-Rio.
Juventude:
A temporada é de prosseguimento ao trabalho de Jair Ventura. A equipe do Ju se reapresentou no início desta semana para o ano de 2022. O clube tem como meta se manter, novamente, na elite do futebol brasileiro e brigar pelo título do Campeonato Gaúcho.
O elenco perdeu algumas peças, como é o caso de Guilherme Castilho, Vitor Mendes e Wescley. Contudo, a direção foi atrás de novos nomes e procurou rejuvenescer o grupo de atletas. Darlan, ex-Grêmio, e Vitor Gabriel, ex-Flamengo, são caras novas que prestarão serviços ao clube em 2022.
Após uma reta final brilhante, Jair Ventura inicia o ano com o respaldo da diretoria. Além da permanência, o Ju visa uma evolução nos resultados e deseja subir na tabela. A equipe estreia no Estadual contra o Inter, na quarta-feira 26/01.