Ponta Grossa – Na tarde de hoje (04), ocorreu a apresentação oficial de Rafael Guanaes, o técnico do Operário para a temporada de 2023. Além do treinador, também estavam presentes Álvaro Goes e Ovande Júnior, ambos da diretoria do Fantasma. Por meio de entrevista coletiva realizada o Estádio Germano Krüger, Guanaes respondeu perguntas feitas pelos jornalistas presentes, que destacaram as características do treinador, bem como suas conquistas em outros clubes.
Em relação ao tipo de perfil que Guanaes procura nos atletas, o treinador evidenciou que busca jogadores com ”fome”. Além disso, mencionou que o fator idade não é o principal problema ao montar uma equipe:
”É fundamental um cara que goste de trabalhar, independente de idade, isso não tem restrição nenhuma. Um jogador super experiente, as vezes que se machuca pouco, que profissionalmente tem uma mentalidade ótima. E da mesma forma os jogadores jovens que vem com menos vivência, e que ao mesmo tempo precisam de oportunidade pra ver se é o ‘timing’ dessa transição pro profissional ou não.” – comenta Guanaes.
Com o vice-campeonato pelo Tombense no ano passado, Guanaes traçou algumas dificuldades que a equipe pode passar durante a competição da terceira divisão. Além disso, o treinador destacou que trabalhará com cerca de 25 atletas. Para efeito de comparação, na temporada atual o elenco Alvinegro chegou a ter 32 atletas no seu plantel.
”A Série C precisa de consistência. Vamos jogar no campo do Altos-PI que a grama vai estar alta, e que em determinados momentos a gente vai precisar fazer algumas alterações estratégicas. No outro dia a gente vai jogar contra o Ferroviário-CE e lá venta 40 km/h. Cada lugar tem sua particularidade e tudo isso afeta o desempenho, então quanto mais a gente conseguir aumentar o repertório, a gente vai estar melhor preparado.” – finaliza o treinador.